Internacional

Zelensky diz que 'muitos projetos' estão suspensos após EUA congelar ajuda

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta terça-feira (28) que "muitos projetos" ficaram suspensos no país devido à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de congelar a ajuda externa americana.

"Há muitos projetos [afetados]. Vamos determinar quais são críticos e precisam de soluções agora", disse Zelensky em seu pronunciamento diário. "Podemos aportar parte dessa financiamento por meio de nossas finanças públicas", indicou.

O novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou na semana passada a suspensão de quase toda a ajuda externa dos Estados Unidos, cortando os fundos para muitos programas na Ucrânia, incluindo organizações que apoiam veteranos e meios de comunicação locais.

"Hoje, instrui os funcionários do governo a informarem sobre os programas de apoio dos Estados Unidos que estão atualmente suspensos. Esses são programas humanitários", disse Zelensky em sua mensagem.

"Definitivamente apoiaremos aqueles assuntos prioritários, os que dizem respeito às crianças ucranianas, aos nossos veteranos e aos programas para proteger nossa infraestrutura", precisou.

A Ucrânia se tornou extremamente dependente da ajuda estrangeira para o trabalho humanitário desde que começou a invasão russa em fevereiro de 2022, e os Estados Unidos forneceram bilhões de dólares em apoio.

bur-cad/sbk/pb/sag/am

Tópicos relacionados:

conflito eua guerra russia ucrania

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay