Internacional

Companhia marítima Lloyd's Register pede perdão por elos com a escravidão

Publicidade

A companhia britânica de serviços marítimos Lloyd's Register (LR), fundada em 1760, pediu perdão, nesta quarta-feira (22), por seu papel histórico na escravidão, particularmente pelos serviços prestados aos comerciantes e seguradoras de Londres na época.

A LR, a "sociedade de classificação" mais antiga do mundo, responsável por inspecionar e certificar as embarcações, "desempenhou um papel" até 1833 "na indústria marítima que permitiu o tráfico transatlântico de escravos africanos", informou a companhia em um comunicado enviado à AFP.

O grupo assinala que os primeiros patrocinadores financeiros de suas inspeções nos portos britânicos, inclusive os comerciantes e seguradoras de Londres, frequentemente tinham vínculos diretos ou indiretos com a escravidão.

Segundo um estudo encomendado ao Instituto Wilberforce, da Universidade de Hull [nordeste da Inglaterra], alguns membros do comitê da LR "participaram ativamente" e "sabe-se que pelo menos seis deles foram escravagistas".

"Lamentamos profundamente esta parte da nossa história. Reconhecer e abordar este legado é essencial para nossa organização e nossa sociedade", afirmou a companhia.

A LR anunciou uma subvenção de um milhão de libras (mais de 7,6 milhões de reais) para financiar bolsas de estudo sobre a escravidão, assim como um projeto de colaboração com o Museu Internacional da Escravidão em Liverpool (oeste da Inglaterra).

ode/zap/psr/mb/mvv/am

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay