
Que dia será a posse de Donald Trump?
Presidente americano foi eleito para segundo mandato após derrotar a democrata e vice-presidente Kamala Harris
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse nesta segunda-feira (20/1). Este será o segundo mandato do republicano, que derrotou a democrata e vice-presidente Kamala Harris no pleito realizado em 2024.
O evento, conhecido como "Inauguration Day" (Dia da Inauguração), é a data em que ocorrem as cerimônias de posse da chapa eleita no Capitólio, sede do poder legislativo americano, em Washington.
-
15/01/2025 - 09:33 Ditadura tinha dicionário que associava maconha a comunistas -
16/01/2025 - 13:42 Moraes nega devolução do passaporte de Bolsonaro e veta ida à posse de Trump -
16/01/2025 - 17:47 Bolsonaro diz que negativa de Moraes sobre passaporte é 'grave decepção'
A cerimônia que certificou a vitória eleitoral de Trump ocorreu no dia 6 de janeiro, sendo conduzida por Kamala Harris, que também preside o Senado. O evento marca a última etapa antes da posse do presidente eleito.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem reforçando seu desejo de comparecer à cerimônia. "Não vou nem tomar mais viagra", celebrou Bolsonaro sobre a possibilidade de ir aos EUA. No entanto, a devolução do passaporte do ex-presidente pela Justiça foi negada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após Bolsonaro não comprovar ter recebido um convite oficial.
Oficialmente, o Brasil será representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti, mas diversos parlamentares bolsonaristas devem ir à capital americana acompanhar o evento. Entre eles, devem estar os mineiros Nikolas Ferreira (PL) e Bruno Engler (PL).
- Blinken desconsidera ameaças de Trump sobre retomar o Canal do Panamá
- Mauro Vieira diz que Trump não deverá ter influência em processos de Bolsonaro
O presidente chinês Xi Jinping recebeu um convite pessoal de Donald Trump, o que causou surpresa diante dos frequentes ataques que o americano fez ao país asiático em seu primeiro mandato. Entretanto, os chineses devem ser representados pelo vice-presidente Han Zheng ou pelo ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.
Líderes de extrema-direita também foram convidados e alguns já sinalizaram que estarão presentes, como a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o presidente argentino Javier Milei, o presidente salvadorenho Nayib Bukele, o parlamentar conservador britânico Nigel Farage e o político francês Éric Zemmour.
O presidente-ministro húngaro Viktor Orbán foi convidado, mas ainda não confirmou sua presença. O Japão informou que o ministro das Relações Exteriores, Takeshi Iwaya, irá à posse.