DeepMind, a empresa de inteligência artificial (IA) do Google, anunciou nesta quinta-feira (25) que conseguiu resolver problemas apresentados na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) de 2024, um avanço nos desafios enfrentados por essa tecnologia para adquirir capacidades de raciocínio.

Os sistemas AlphaProof e AlphaGeometry 2 resolveram quatro dos seis problemas apresentados este ano nesse concurso destinado ao ensino médio, alcançando o mesmo nível de um medalhista de prata, um "grande avanço", afirmou a companhia. 

AlphaProof resolveu dois problemas de álgebra e um de aritmética e AlphaGeometry 2 resolveu um problema de geometria.

A 65ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática aconteceu no Reino Unido, de 11 a 22 de julho. Essa competição, que existe desde 1959, reúne alunos do ensino médio selecionados em cem países. 

A primeira versão do AlphaGeometry já havia conseguido resolver 25 problemas de geometria apresentados em edições anteriores da IMO, de um total de 30 exercícios propostos, informou em janeiro a revista científica Nature.

“Esses resultados abrem novas perspectivas no campo do raciocínio matemático e têm o potencial de abrir novas fronteiras para a ciência e a tecnologia”, disse o Google.

dax/pel/alc/mab-an/meb/ln/ic