A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte prorrogou o prazo de inscrição para a eleição da Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2027. Interessados podem se inscrever gratuitamente até 16 de outubro para integrar o grupo que reúne Rei Momo, rainha e princesas.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Diretoria de Eventos da Belotur, localizada na Rua Espírito Santo, 527, 2º andar, no Centro. Candidatos encontram os regulamentos e anexos no portal da prefeitura.
Leia Mais
-
Carnaval de BH: Corte Momesca é definida e 'temporada de folia' está aberta
-
Cadastro de ambulantes para o carnaval de BH abre com 14 mil vagas
Critérios para participação
Para concorrer ao posto de Rei Momo, o interessado deve ter ao menos 18 anos, residir em Belo Horizonte, ter concluído o ensino fundamental e pertencer ao gênero masculino, cis ou trans. O concurso aceita brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros com comprovação de residência mínima de seis meses na capital. O candidato precisa ter disponibilidade para cumprir a agenda da Belotur, não possuir vínculo com a administração municipal e não ter sido Rei Momo na edição anterior.
A disputa para os postos de rainha e princesas exige idade mínima de 18 anos, moradia na capital mineira e conclusão do ensino fundamental. Podem se candidatar mulheres cis e trans ou travestis. As concorrentes também não podem ter vínculo com órgãos da prefeitura nem ter ocupado os títulos de rainha ou princesa na última edição.
Documentos exigidos
-
documento de identidade e CPF;
-
comprovante de residência dos três últimos meses;
-
comprovante de escolaridade;
-
número de inscrição no INSS, PIS, Pasep ou NIT;
-
atestado de bons antecedentes;
-
atestado médico de aptidão física;
-
declaração de conhecimento do regulamento;
-
declaração sobre vínculo com a prefeitura;
-
autorização para uso de imagem e voz;
-
termo de consentimento para tratamento de dados pessoais;
-
minibiografia.
Etapas da seleção
A Belotur marcou a pré-seleção para 26 de novembro no auditório da sede do órgão. Uma comissão julgadora selecionará oito concorrentes ao título de Rei Momo para a fase final. Caso o número de inscritos seja igual ou inferior a oito, essa etapa não ocorrerá. A pré-seleção para rainha e princesas ocorre na mesma data.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Cinco jurados indicados pela Belotur avaliarão os candidatos a Rei Momo em comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, facilidade de expressão e elegância. Os oito classificados participarão de pelo menos dois ensaios antes da etapa final, marcada para 6 de dezembro no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
