Manifestação no Fórum Lafayette

Gari assassinado: viúva protesta por justiça e data de julgamento

Manifestação cobrou agilidade do processo para evitar que crime seja 'esquecido'. Renê Júnior, réu pelo assassinato, teve pedido de habeas corpus negado

Publicidade
Carregando...

Um ato político para marcar os oito meses da morte do gari Laudemir Souza Fernandes foi realizado, na tarde desta sexta-feira (10/4), em frente ao Fórum Lafayette, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Renê da Silva Nogueira Júnior, réu pelo assassinato, teve o pedido de habeas corpus negado pela Justiça nessa quinta (9/4). 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O principal objetivo da manifestação, segundo Liliane França, viúva de Laudemir, é cobrar celeridade no processo criminal, evitando que o procedimento penal caia no esquecimento. Além disso, a mobilização por justiça também enfatizou que a vida dos trabalhadores da limpeza urbana deve ser respeitada e valorizada.

Com a presença de amigos e parentes de Laudemir, o protesto foi planejado para relembrar o crime e pressionar pela data do julgamento. “A gente sente a necessidade de ter a data do julgamento dele (Renê) para que traga conforto para nós, porque ele fica o tempo todo se encaixando em alguma brecha da lei”, declarou Liliane, que, durante o movimento, distribuiu rosas aos participantes. 

O advogado da família de Laudemir, Ewerton Carvalho, ainda reiterou a fala da viúva, afirmando que quanto mais demorar para esse caso ir a julgamento, mais risco de o assassino ser colocado em liberdade por excesso de prazo. 

“Essa manifestação aqui é muito importante para reacender o caso na mídia e na população civil organizada, para trazer o povo o status em que esse processo se encontra, para que a gente faça com que as pessoas pressionem o Poder Judiciário para que ande o mais rápido possível com esse processo”, alegou o advogado. 

Ainda segundo Liliane, o local –  Fórum Lafayette – foi estrategicamente escolhido para sediar a manifestação por ser o conjunto de unidades judiciárias de primeira instância para cobrar a sentença. 

“Não tem lugar melhor do que vir aqui, mostrar e falar que é daqui que nós queremos que ele saia, algemado e sentenciado”

Liliane França, viúva de Laudemir Souza Fernandes

O crime

Descrito como pai de família e trabalhador honesto, Laudemir Souza Fernandes, de 44 anos, foi assassinado brutalmente a tiros na manhã de 11 de agosto de 2025, enquanto trabalhava na coleta de resíduos no Bairro Vista Alegre, na Região Oeste de Belo Horizonte. O crime teria sido motivado por uma briga de trânsito. A vítima foi socorrida, mas morreu pouco tempo depois em decorrência de hemorragia interna. 

Renê da Silva Nogueira Júnior é réu por homicídio qualificado, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e fraude processual. Se condenado após julgamento, a pena do empresário pode chegar a 35 anos de prisão.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

* Estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro 

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay