ATENÇÃO

Com atraso, Defesa Civil de BH emite alertas de chuva e de granizo

Avisos via celular chegaram cerca de 20 minutos depois que o temporal, com granizo, já atingia a Região Centro-Sul da capital mineira

Publicidade
Carregando...

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu dois alertas de chuvas no fim da tarde desta quarta-feira (8/4): um relativo à possibilidade de granizo e outro para risco de enxurradas e alagamentos. Os avisos chegaram cerca de 20 minutos depois que o temporal, com granizo, já atingia a Região Centro-Sul da capital mineira. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

De acordo com a Defesa Civil do município, o temporal está concentrado justamente na Região Centro-Sul. Em outras regiões de Belo Horizonte não há registro de precipitações. 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já havia alertado para possibilidade de pancadas de chuva, com volumes significativos das precipitações, entre quarta e a quinta-feira (9/4). De acordo com o órgão, as tempestades são causadas por um ciclone extratropical - o primeiro do outono -, associado a uma frente fria.

Aletra de Defesa Civil Municipal chegou cerca de 20 minutos depois do início da chuva
Aletra de Defesa Civil Municipal chegou cerca de 20 minutos depois do início da chuva Reprodução

Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, as tempestades também podem atingem o Sul de Minas, o Triângulo Mineiro, o Vale do Rio Doce e áreas da Zona da Mata. Nesses locais, há risco de rajadas de vento moderadas a fortes, variando entre 70 e 80 km/h, e acumulados de chuva entre 50 mm e 70 mm. 

O Executivo estadual informa que o sistema, que promete ser de forte intensidade, se forma no Sul do Brasil, mas se desloca para o oceano já na sexta-feira (10/4). A partir de então, não há mais previsão de ventos fortes e pancadas de chuva em Minas Gerais.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite sair de um local seguro durante as chuvas e aguarde a intensidade diminuir.

  • Fique atento aos níveis da água em ruas, córregos e rios.

  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos.

  • Evite áreas como passagens baixas, galerias, avenidas de fundo de vale, pontes e bocas de lobo.

  • Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas.

  • Não se proteja embaixo de árvores durante tempestades, pois árvores atraem raios.

  • Busque abrigo em edificações ou veículos.

    Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

  • Desconecte aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos.

Tópicos relacionados:

alerta chuva defesa-civil

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay