A mina Viga, que teve um extravasamento de água na noite desse domingo (25/1), fica a cerca de 20km do reservatório da mina Fábrica, onde aconteceu o primeiro transbordamento, na madrugada de domingo. Ambas as estruturas pertencem à mineradora Vale. 


A mina Viga fica localizada na estrada Esmeril, em Congonhas, Região Central de Minas. De acordo com a prefeitura da cidade, o extravasamento de água aconteceu entre a Plataforma e o Esmeril. A ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil, que constatou o transbordamento de água para o rio Maranhão. Não houve bloqueio de vias nem comunidades atingidas. O impacto registrado é de natureza ambiental, segundo o Executivo Municipal. Equipes da Defesa Civil Municipal permanecem no local, monitorando a situação. 


Já o reservatório da mina Fábrica, está localizado no distrito de Pires, na divisa entre Ouro Preto e Congonhas, na Região Central do estado. A estrutura transbordou na madrugada de domingo (25/1) e provocou uma inundação de lama que atingiu o escritório, três oficinas e o almoxarifado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A água chegou a cerca de 1,5 m de altura, interrompeu a captação e paralisou as operações. Cerca de 200 trabalhadores foram evacuados. 


Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais informou que acompanha o incidente ocorrido em estrutura da Vale em Ouro Preto e solicitou informações às Defesas Civis de Congonhas e do estado de Minas Gerais sobre as medidas adotadas no local.

Leia a nota da Vale na íntegra:

"A Vale esclarece que os extravasamentos de água identificados em Congonhas e Ouro Preto no domingo (25) foram contidos. Ninguém ficou ferido e a população e as comunidades próximas não foram afetadas.

Nenhuma das duas situações tem qualquer relação com as barragens da Vale na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Vale esclarece, ainda, que não houve carreamento de rejeitos de mineração, apenas água com sedimentos (terra).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A Vale realiza periodicamente ações preventivas de inspeção e manutenção de suas estruturas, que são seguras. A empresa reforça esses procedimentos durante o intenso período chuvoso. As causas dos dois extravasamentos estão sendo apuradas e os aprendizados extraídos serão imediatamente incorporados aos planos de chuva da companhia. A Vale segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários."

compartilhe