Um policial militar de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, foi flagrado batendo na cabeça de um jovem com um capacete. Outro rapaz também acabou agredido. A ocorrência foi registrada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, na altura do Bairro Benfica, na Zona Norte da cidade, no fim da tarde dessa quinta-feira (25/12). A Polícia Militar (PMMG) disse que o caso será apurado em inquérito (leia no fim da reportagem).
Em um vídeo, que começou a circular nas redes sociais nesta sexta-feira (26/12), parte da ação policial é registrada. Os homens — que estavam trafegando pela avenida em uma moto pouco antes da abordagem — aparecem sentados: um na calçada, e o outro, no asfalto. Sem oferecer resistência, ambos são alvos de violência policial.
Leia Mais
Segundo a Polícia Militar, um deles, de 21 anos, conduzia a motocicleta com o irmão, de 19, na garupa. O piloto, conforme registrado pelos militares, estava com um "volume na cintura", o que motivou uma ordem de parada de forma verbal e por meio de sinais sonoros da sirene da viatura.
Ainda de acordo com o registro da ocorrência, o condutor da moto não obedeceu e acelerou, "avançando diversas paradas obrigatórias" e chegando a trafegar em alguns momentos na contramão. Em dado momento, ao olhar para trás, o motociclista perdeu o controle da direção e caiu no asfalto, segundo a polícia. Apesar de relatar um volume suspeito na cintura do condutor, no boletim de ocorrência não consta apreensão de arma branca, de fogo ou de outro item.
Conforme as imagens, um dos irmãos aparece sentado na calçada. Mesmo não oferecendo risco ou resistência à abordagem, um dos policiais chuta o rapaz algumas vezes e, em seguida, pega um capacete e dá cinco golpes na cabeça dele. O jovem, então, se deita de bruços. O mesmo policial vai em direção ao irmão e o agride, também com o capacete.
Outros dois policiais aparecem nas imagens, sendo que um deles dá um tapa na cabeça de um dos jovens.
O vídeo que circula nas redes não mostra toda a ação durante a abordagem, não sendo possível confirmar se o terceiro militar agrediu os jovens. Nas imagens disponíveis, ele aparece andando e gesticulando ao falar algo para o condutor da moto e o irmão dele.
Ambos sofreram escoriações pelo corpo. Segundo a PMMG, esses ferimentos decorreram da queda do veículo. A moto foi apreendida devido ao que a polícia qualificou na ocorrência como "crime de trânsito".
Os dois jovens foram liberados. De acordo com a polícia, nenhum dos dois tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor da moto assinou um termo no qual se compromete a comparecer ao Juizado Especial Criminal quando for intimado.
Polícia Militar diz que caso será apurado em inquérito
Em nota, a Polícia Militar disse que foi determinada a "imediata instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração rigorosa das circunstâncias e adoção das medidas cabíveis".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
"A PMMG ressalta que não compactua com excessos ou desvios de conduta por parte de seus integrantes e reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética profissional e o respeito aos direitos fundamentai", pontuou a instituição policial por meio de sua assessoria.
