Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ruas alagadas depois de fortes chuvas que atingiram cidades de Minas Gerais nesse fim de semana. Um dos registros foi em Manhuaçu, na Zona da Mata, onde uma rua próxima ao Trevo do Cafeicultor ficou completamente alagada nesse domingo (14/12). 

As imagens mostram, além da via tomada pela água, alguns motoristas se arriscando a atravessar a enxurrada, mesmo diante do risco.

Em Itabira, na Região Central do estado, a chuva provocou alagamentos no Bairro Pedreira do Instituto. Os vídeos revelam a força da água descendo pela rua e quase encobrindo um veículo estacionado.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a tempestade deixou casas destelhadas e ruas alagadas em Itabira. O município contabilizou 113 milímetros (mm) de chuva, considerado um volume pluviométrico muito alto.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma taxa de chuva de 1 milímetro por minuto equivale a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado. Portanto, se chover 20mm, isso significa que, em cada metro quadrado, caíram 20 litros de água.

A Defesa Civil e as secretarias de Itabira tentam restabelecer a normalidade da cidade e ainda não decidiram se vão decretar situação de emergência.

Cidades em emergência em MG

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais nesta segunda-feira (15/12), o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas subiu de 55 para 56 cidades. O total é mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando 23 municípios estavam nessa condição.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ainda segundo o órgão estadual, Minas tem cerca de dois mil desalojados, pessoas que precisaram deixar suas residências e buscar abrigo com amigos ou familiares. Esse número permanece estabilizado desde 30 de novembro.

Confira a lista das cidades em situação de emergência.

compartilhe