FEMINICÍDIO EM BH

Vigilante é condenado por matar companheira enforcada em BH

No dia do crime, suspeito pediu a mãe que cuidasse da filha, enquanto asfixiou a mulher em outro cômodo da mesma casa

Publicidade
Carregando...

Um vigilante, de 49 anos, acusado de matar a companheira, de 29, asfixiada em casa, no Bairro Glória, na Região Noroeste de Belo Horizonte, foi condenado a 26 anos e oito meses de prisão. Os jurados reconheceram que o homem usou um instrumento contundente e um cabo de conexão de computador para enforcar a vítima, com quem tinha uma bebê de 11 meses, em março deste ano.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri de Belo Horizonte, na última quinta-feira (11/12), e teve sentença publicada na segunda-feira (15/12). Ao fixar a pena depois da decisão do Conselho de Sentença, o juiz Luiz Felipe Sampaio Aranha negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade.

Conforme denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o crime foi praticado em razão da condição do sexo feminino e em contexto de violência doméstica. No dia do feminicídio, o homem foi até o quarto onde estava a mãe dele e pediu a ela que cuidasse da filha do casal, enquanto ele e a companheira "resolviam um problema". Em seguida, retornou contando que havia matado a mulher.

Na sessão do Tribunal do Júri, a Promotoria sustentou a sentença de pronúncia, que apontou que o crime foi praticado por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Já a defesa do réu argumentou legítima defesa para requerer a absolvição e solicitou o reconhecimento da atenuante de confissão espontânea.

A tese de legítima defesa foi rejeitada, e a confissão espontânea, considerada para o cálculo da pena, que deve ser cumprida em regime inicialmente fechado.

O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.

Tópicos relacionados:

bh crime feminicidio justica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay