Barragem em Mariana tem obra de descaracterização concluída
Barramento Campo Grande, na Mina Alegria, em Mariana, Região Central de Minas, foi eliminada pela mineradora Vale
compartilhe
SIGA
A obra de descaracterização da Barragem Campo Grande, na Mina Alegria, em Mariana (MG), Região Central do estado, foi concluída pela mineradora Vale. De acordo com a empresa, os trabalhos consistiram na retirada do alteamento a montante da barragem e na realização da reconfiguração da estrutura e na construção de reforços, além de impermeabilização e adequações no sistema de drenagem.
- ‘Mulas de água’: CEO de mineradora causa revolta ao falar de mineiros
- Rompimento de Mariana: mineradora é responsabilizada pela Justiça inglesa
- Operação da PF investiga extração ilegal de quartzo em MG
Ainda segundo a empresa, toda a documentação e as evidências técnicas da descaracterização serão submetidas à validação final dos órgãos competentes. A estrutura ainda permanecerá monitorada por no mínimo dois anos, por exigência da legislação.
Leia Mais
Com a conclusão das obras na estrutura de Mariana, a Vale informou ter alcançado 63% de execução no Programa de Descaracterização. A Barragem Campo Grande foi a 19ª com método a montante a ser eliminada. Dessas, 16 estão em Minas Gerais e três no Pará. Outras 11 ainda serão completamente eliminadas pela empresa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Somente no complexo da Mina Alegria, em Mariana, há três barragens a montante incluídas nesse programa. Além de Campo Grande, que foi a primeira a ter a obra de descaracterização concluída, há também as estruturas de Doutor e Xingu, que, segundo a Vale, estão em processo de eliminação.