OPERAÇÃO PICARETA

Operação da PF investiga extração ilegal de quartzo em MG

Ação busca desarticular grupo responsável por garimpo ilegal, que submetia trabalhadores a condições análogas à escravidão

Publicidade
Carregando...

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/11), a Operação Picareta, que busca investigar e desarticular um grupo criminoso envolvido na extração ilegal de cristais de quartzo na região de Arcos, no Oeste de Minas Gerais. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A ação contou com 60 policiais federais e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em uma empresa e em diversas residências nos municípios de Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni.

A operação teve como alvo três empresas e 14 investigados. Foram executadas 17 medidas cautelares, além do cumprimento de medidas de prisão. Entre as medidas impostas estão a proibição de contato entre os investigados, a restrição de acesso às áreas de garimpo e a suspensão de atividades econômicas relacionadas ao comércio de minerais. Os mandados e medidas foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal do município de Divinópolis.

 


Condições análogas à escravidão


Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram que trabalhadores envolvidos no esquema de extração ilegal eram submetidos a condições análogas à escravidão. Foi verificado o uso de armas de fogo para limitar a liberdade dos garimpeiros e controlar as atividades ilícitas, bem como a participação de proprietários de terras que alugavam seus imóveis ao grupo criminoso.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa qualificada, usurpação de bens da União, crimes ambientais, receptação e comércio ilegal de produtos minerais, redução à condição análoga à escravidão, porte ilegal de arma de fogo, além de falsificação e uso de documentos falsos.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay