BOATOS

Tradicional hamburgueria de BH vira motivo de briga judicial

Após a mudança de endereço do 'Xodó', o espaço próximo à Praça da Liberdade será ocupado por um outro estabelecimento, com nome parecido

Publicidade
Carregando...

Proprietários do Xodó alegam que um novo estabelecimento com nome semelhante, localizado no antigo endereço na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, não tem vínculo com a icônica hamburgueria da capital. O posicionamento foi publicado em nota, nas redes sociais do comércio. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“Para manter a transparência com todos que acompanham a nossa história, informamos que o estabelecimento que está sendo aberto no nosso antigo ponto, utilizando um nome semelhante ao Xodó, não possui qualquer vínculo conosco”, escreveram. “O Xodó original continua em seu novo endereço, com a mesma equipe, a mesma qualidade e o carinho de sempre”, completaram. 

Mais de 60 anos depois, a hamburgueria passou a funcionar em um novo espaço, na Rua Alagoas, número 730, na Savassi - ainda próximo à Praça da Liberdade. 

Em entrevista ao Estado de Minas, a sócia proprietária do Xodó, Ana Paula Bragança, contou que foi “surpreendida” com o novo estabelecimento. “Não tem nenhum vínculo com a gente. Alguém está se apropriando da história, tradição e nossa marca, colocando um nome bastante parecido”. 

O antigo endereço agora será ocupado pelo restaurante nomeado “Xodózim da Vila”. Nas redes sociais, alguns usuários afirmam que o comércio poderia ser o mesmo estabelecimento que funciona, desde 2015, em São Paulo (SP). A reportagem do EM não encontrou nenhum meio de contato com o restaurante. O espaço está aberto. 

Com a confusão de nomes e endereços, Ana Paula afirmou que alguns clientes entraram em contato, procurando entender o local do “Xodó Original”. 

“Inclusive, várias pessoas já perguntaram se esse estabelecimento tem alguma relação conosco, se é algum ‘rebranding’ da marca. A gente vê que realmente está causando uma confusão no consumidor”, disse a empresária. “O nosso jurídico está tomando as medidas cabíveis, porque estão usando a expressão ‘xodó’ de forma indevida”, completou. 

Uso exclusivo de marca 

De acordo com a sócia proprietária da hamburgueria, a marca ‘Xodó’ é registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) - título que garante a uma empresa ou pessoa física o direito exclusivo de usar uma marca em todo o território nacional - o que poderia impossibilitar que outro empresário utilize o nome. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“Somos uma empresa, com marca registrada no Inpi. É uma empresa com mais de 60 anos de existência, é tradicional na cidade, temos que zelar pelo nome. E assim, chega alguém querendo se utilizar da marca de uma forma deliberada, acho que não é certo”, ressaltou Ana Paula Bragança.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice

Tópicos relacionados:

belo-horizonte hamburgueria xodo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay