FISCALIZAÇÃO

BH: Prefeitura realiza operação Tolerância Zero nos ônibus do Barreiro

Fiscalização visa retirar de circulação os ônibus irregulares e melhorar a qualidade do transporte na capital mineira

Publicidade
Carregando...

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na manhã desta quinta-feira (30/10), mais uma etapa da operação Tolerância Zero, que fiscaliza as condições dos ônibus que circulam pela capital mineira. Desta vez, a ação tem foco nos veículos da Região do Barreiro.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Nove ônibus foram averiguados e, dentre eles, seis veículos foram autuados por problemas diversos. Como nos letreiros, layouts externos com irregularidades, sujeira e defeito de luz de apoio do freio. 

Um dos coletivos, além da autuação, teve a autorização de tráfego recolhida por apresentar freio de porta inoperante – dispositivo que impede que o ônibus trafegue com elas abertas.

O prefeito Álvaro Damião acompanhou a vistoria na Estação Barreiro e destacou a importância da operação. "A gente espera que com essa fiscalização a gente tire da rua e tente minimizar o impacto dos ônibus que saem das garagens sem poder atender a população da cidade”, afirmou o prefeito.

Desde o início da operação, em janeiro de 2024, a PBH divulgou que até abril deste ano já realizou 5.502 ações de fiscalização e 30.955 ônibus foram vistoriados, alguns deles mais de uma vez. As operações resultaram em 31.929 autuações, 1.178 autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio.

As ações da Tolerância Zero são conduzidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Smobi) e de acordo com a PBH ocorrem diariamente, tanto nas portas das garagens, quanto nas estações e pontos finais. O trabalho também é apoiado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que utiliza o sistema SITBus para acompanhar a movimentação dos veículos por meio de GPS.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Segundo a prefeitura, as fiscalizações contribuíram para reduzir em quase 70% o número de ônibus que circulavam sem autorização de tráfego válida, evidenciando melhorias na qualidade do serviço e maior comprometimento das empresas com o transporte público da capital.

Tópicos relacionados:

bh minas-gerais transporte

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay