BH: Prefeitura realiza operação Tolerância Zero nos ônibus do Barreiro
Fiscalização visa retirar de circulação os ônibus irregulares e melhorar a qualidade do transporte na capital mineira
compartilhe
SIGA
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na manhã desta quinta-feira (30/10), mais uma etapa da operação Tolerância Zero, que fiscaliza as condições dos ônibus que circulam pela capital mineira. Desta vez, a ação tem foco nos veículos da Região do Barreiro.
Nove ônibus foram averiguados e, dentre eles, seis veículos foram autuados por problemas diversos. Como nos letreiros, layouts externos com irregularidades, sujeira e defeito de luz de apoio do freio.
Um dos coletivos, além da autuação, teve a autorização de tráfego recolhida por apresentar freio de porta inoperante – dispositivo que impede que o ônibus trafegue com elas abertas.
O prefeito Álvaro Damião acompanhou a vistoria na Estação Barreiro e destacou a importância da operação. "A gente espera que com essa fiscalização a gente tire da rua e tente minimizar o impacto dos ônibus que saem das garagens sem poder atender a população da cidade”, afirmou o prefeito.
Leia Mais
Desde o início da operação, em janeiro de 2024, a PBH divulgou que até abril deste ano já realizou 5.502 ações de fiscalização e 30.955 ônibus foram vistoriados, alguns deles mais de uma vez. As operações resultaram em 31.929 autuações, 1.178 autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio.
As ações da Tolerância Zero são conduzidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Smobi) e de acordo com a PBH ocorrem diariamente, tanto nas portas das garagens, quanto nas estações e pontos finais. O trabalho também é apoiado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que utiliza o sistema SITBus para acompanhar a movimentação dos veículos por meio de GPS.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Segundo a prefeitura, as fiscalizações contribuíram para reduzir em quase 70% o número de ônibus que circulavam sem autorização de tráfego válida, evidenciando melhorias na qualidade do serviço e maior comprometimento das empresas com o transporte público da capital.