Começou neste sábado (27/9) a cobrança de pedágio no trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares administrado pelo consórcio Nova 381.
Por enquanto são dois pórticos de cobrança instalados, um em Caeté (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e outro em João Monlevade (MG), na Região Central do estado.
Leia Mais
A operação não contempla as praças de pedágio tradicionais, mas o sistema free flow, em que câmeras e sensores identificam a placa dos veículos para calcular o trecho percorrido e registrar a cobrança.
O pagamento pode ser efetuado pelo aplicativo da Nova 381 para smartphones ou no site da concessionária. Motocicletas, ambulâncias e carros oficiais têm isenção.
A cobrança também é feita de forma automática pelas TAGs, modalidade que concede descontos. O desconto básico da tarifa para automóveis e caminhões é de 5%. Também existe uma categoria de desconto para usuários frequentes, apenas para automóveis, com reduções progressivas.
Caso o motorista não tenha o aplicativo e nem a TAG, o pagamento pode ser realizado nos postos localizados ao longo da BR-381 ou nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) em totens instalados para esta finalidade. O pagamento pode ser feito por Pix ou nos cartões de crédito e débito em até 15 dias depois de passar pelo pedágio.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Outros três pontos de pedágio serão instaladas em Jaguaraçu (MG, no km 280,150), Belo Oriente (MG, no km 227,500) e Governador Valadares (MG, no km 176,550).
Posto de apoio
Saindo de Belo Horizonte no sentido de Caeté, um posto de apoio ao usuário da Nova 381 na altura de Santa Luzia funciona de forma temporária em containers. A estrutura oferece banheiros, Internet, água e ar-condicionado.
Por meio de um totem, é possível pagar o pedágio, obter informações sobre a rodovia e atendimento 24 horas de um funcionário da Nova 381 usando um monitor. De acordo com a atendente Lyriel Santos Castelo Branco, nesta madrugada ela foi acionada por um motorista que queria entender como pagar o pedágio.
O ponto de apoio ainda conta com ambulâncias, reboques, caminhões-pipa para conter pequenos incêndios, além de veículos de apoio para, por exemplo, transportar quem ficou sem combustível no meio da rodovia.
