Fugitivo da Justiça mineira é preso no Sul da Bahia
Prisão foi possível graças a um trabalho feito pelo setor de Inteligência da Polícia Civil mineira
compartilhe
Siga no
Um homem de 39 anos, nascido em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, condenado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi preso em Teixeira de Freitas, na Bahia, por policiais civis mineiros. Ele estava foragido há mais de um ano.
Leia Mais
Segundo a Polícia Civil, havia um mandado de prisão em aberto expedido em abril de 2024 pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ipatinga. Além de ser condenado, o homem é investigado por tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
O campo de atuação do homem, segundo os policiais, eram as cidades de Ipatinga e Governador Valadares, depois que ele se estabeleceu na região Leste de Minas.
A ida para a Bahia, segundo as apurações, era porque ele tinha como objetivo expandir as atividades de uma organização criminosa com base em São Paulo, da qual seria integrante. Os alvos de mercado eram o Vale do Mucuri, em Minas Gerais, e o Sul da Bahia.
As investigações duraram oito meses e resultaram na operação, realizada na terça-feira (10/6), para encontrar o foragido. A prisão ficou a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Timóteo (MG).
A localização do suspeito foi possível graças ao trabalho do Serviço de Inteligência da Polícia Civil. Além do trabalho de campo, os policiais ouviram diversas testemunhas.
Elo de ligação
Para efetuar a prisão, policiais civis do Vale do Rio Doce se deslocaram até Teixeira de Freitas e contaram com apoio logístico do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni e da Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária (SIPJ) da PCMG.
Segundo o delegado Gustavo Henrique Silva Cecílio, que conduziu as investigações, “a prisão desse foragido representa mais um passo no enfrentamento à criminalidade organizada”. Ele era considerado um elo relevante do tráfico interestadual e atuava com o objetivo de fortalecer a presença de uma organização criminosa na região”.
A importância da integração entre as polícias é ressaltada pela delegada regional de Ipatinga, Talita Martins: “O sucesso da operação é resultado da articulação entre delegacias em diferentes departamentos e do empenho de todas as equipes envolvidas. O trabalho conjunto é essencial para enfraquecer a atuação dessas organizações”.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O preso foi levado para a Delegacia de Teixeira de Freitas e transferido para o sistema prisional da Bahia, onde aguardará a transferência para Minas Gerais.