
Folia de Reis: tradição na Serra do Espinhaço tem mais de 70 anos
"Nossa missão é levar fé e alegria na casa das pessoas", diz um dos líderes da Folia de Reis dos Amigos de Cipriano
Mais lidas
compartilhe
Siga noA comunidade de Cana do Reino, distrito de Santana do Riacho, a 142 quilômetros de BH, na parte central do estado, recebeu nesse sábado (4/1) a tradicional visita da Folia de Reis dos Amigos de Cipriano. O grupo tem mais de 70 anos de fundação e fará a sua peregrinação até o dia 11 de janeiro, quase uma semana após do Dia de Reis, celebrado nesta segunda-feira, (6/1).
O grupo esteve na casa de Isabela Cristina, conhecida como "Bebel", que não escondia a sua alegria. "Pela primeira vez estou recebendo a folia na nossa família e, para nós que somos pessoas de muita fé é uma honra receber o grupo", comenta.
O mestre Leontino José de Almeida, 55, nasceu vendo a Folia e hoje é um dos líderes. "Nossa missão é levar fé e alegria na casa das pessoas e, ao mesmo tempo, deixa a família à vontade para pedir os pontos e orações", explica.
-
04/01/2025 - 20:01 Acaiaca abre bunker da 2ª Guerra para visitas; veja data -
05/01/2025 - 10:49 Tempestades deixam 79% dos municípios de Minas sob alerta -
05/01/2025 - 11:49 Chuvas em Minas já colocam 41 municípios em emergência; confira a previsão
Folia
A Folia de Reis é uma festa popular e tradicional, brasileira, que celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus, que acontece entre 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis. "Alguns grupos celebram até 2 de fevereiro, mas nos iremos até dia 11,quando encerramos a peregrinação em Sete Lagoas", explica Leontino.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A festa é marcada por músicas, orações, danças, roupas, acessórios e comidas típicas quando os foliões desfilam pelas ruas, fazendas ou sítios, visitando devotos e fazendo paradas em oratórios e presépios. "Antes eu tinha medo por causa das máscaras mas depois que eu comecei a fazer parte entendi que, para mim, era a forma mais genuína de expressar a fé" conta Vitor Gabriel Ferreira, 24. Ele faz parte do grupo desde 2013. A Folia de Reis dos Amigos de Cipriano tem suas origens no município de Santana de Pirapama.