
Nova espécie de flor é descoberta no Parque do Rola-Moça, na Grande BH
A nova descoberta é da família botânica da Melastomataceae, conhecida popularmente no Brasil como quaresmeira, que possui 1.480 espécies
Mais lidas
compartilhe
Siga noUma nova espécie de flor foi descoberta no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado na Grande BH, no chamado Quadrilátero Ferrífero, um dos mais ricos ecossistemas do estado.
Batizada de Microlicia Ferricola Versiane, a nova espécie da flora brasileira foi encontrada por pesquisadores da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).
-
14/08/2024 - 04:00 Disputa de terras à moda antiga na Serra do Cipó -
15/12/2024 - 04:00 Como a Grande BH transforma o Arrudas de ribeirão em canal de esgoto e lixo -
21/12/2024 - 10:31 Conheça o boteco de BH que ficou famoso por causa de Bruno Mars
A nova descoberta é da família botânica da Melastomataceae, conhecida popularmente no Brasil como quaresmeira, que possui 1.480 espécies, a maioria delas endêmicas, ou seja, só existem em determinadas regiões do país.
A pesquisa que originou a descoberta é liderada por Maria José Reis da Rocha, professora de Botânica e curadora do herbário da Uemg, que estuda a família das quaresmeiras, de importância ecológica e econômica. O projeto tem como objetivo principal o inventário e análise das espécies presentes no parque.
- Lagoa da Pampulha é novamente alvo de reclamações por mau cheiro
- Vai chover amanhã? Veja a previsão de chuva para esta quinta-feira
- Especialista em odores, cadela Hera salva mulher desaparecida há 5 dias
Além disso, a pesquisa também busca correlacionar essas espécies com as diferentes formações vegetacionais do parque, observando suas possíveis associações ecológicas.
A pesquisadora ressalta a importância do Parque Estadual da Serra do Rola Moça como área estratégica para a conservação, principalmente em um contexto onde a mineração exerce grande pressão sobre a biodiversidade local.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Embora a Convenção da Diversidade Biológica recomende a criação de áreas protegidas para garantir a conservação dos ecossistemas, apenas 2% da área do Quadrilátero Ferrífero, onde o parque se encontra, está protegido por unidades de conservação integral. O restante da região é afetado por atividades mineradoras, o que agrava, segundo a pesquisadora, a necessidade de ações efetivas para a preservação da biodiversidade.