FISCALIZAÇÃO E CURSOS

Marinha vai fiscalizar rios em Minas; entenda

Inicialmente, de seis a oito militares vão se instalar em Uberaba durante um período de 15 dias

Publicidade

Uma nova delegacia da Marinha do Brasil vai se instalar em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo secretário executivo do Conselho de Segurança Pública (Conseg) de Uberaba, Weber de Almeida Januário.

A nova unidade deve atuar como um novo braço da Capitania Fluvial de Minas Gerais, como já ocorre em Pirapora (Rio São Francisco), no Norte de Minas, e em São José da Barra (Furnas), no Sul do estado.

Além de atuar na fiscalização dos rios Grande e Paranaíba e no combate de crimes ambientais, em parceria com equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente, a nova unidade da Marinha vai ofertar na região cursos profissionalizantes e atuar na área de regularização de documentos de embarcações e simplificação do processo de habilitação para Arrais-Amador, eliminando a necessidade de deslocamentos até Belo Horizonte.

"O comando da Marinha vai vir para Uberaba na próxima semana para finalizar a parte de planejamento. Inicialmente, de seis a oito militares vão ficar na cidade durante um período de 15 dias", adiantou Januário.

Cessão de imóvel

Na terça-feira da semana passada (26/11), a Câmara Municipal de Uberaba aprovou Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que autorizou a cessão do imóvel de antiga Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), localizado na Avenida Guilherme Ferreira, para abrigar a Delegacia do Comando da Marinha – Capitania Fluvial de Minas Gerais. O Projeto de Lei foi sancionado nesta semana pela Prefeitura.

Cerimônia de entrega de chaves

A Prefeitura de Uberaba, por meio do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), vai realizar na próxima segunda-feira (9/12), às 11h, uma cerimônia de cessão de imóvel e entrega de chaves à Marinha do Brasil.

"O evento será na sala de reunião R1, no Centro Administrativo, situado na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, nº 141 – bairro Santa Marta. Estarão presentes representantes do Poder Executivo municipal, da Marinha do Brasil e demais autoridades convidadas.

No mesmo dia, às 14h, será apresentado o projeto e, em seguida, está agendada uma visita à instalação da futura Patrulha Avançada no Triângulo Mineiro, localizada na Avenida Guilherme Ferreira, nº 1.633 – Centro", informou a Prefeitura de Uberaba.

O secretário do Conseg de Uberaba conta que as tratativas para trazer a Marinha para Uberaba começaram no ano passado. Ainda segundo ele, a "força política" foi fundamental para a escolha de Uberaba para a instalação de unidade da Marinha em Uberaba.

"Também a estrutura da cidade foi fator determinante para a escolha, uma vez que Ituiutaba e Uberlândia também estavam na disputa.

Para convencer que Uberaba é a cidade ideal, eu levei o comandante da capitania dos portos de Minas Gerais, capitão Leonardo Lucena, para visitar alguns locais, como escolas para receber os filhos dos militares. Além disso, apresentei a orla do Rio Grande, no bairro Serraria, que tem um grande potencial náutico.

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

No primeiro momento, enquanto estarão regularizando a documentação, teremos de seis a oito militares. Assim que a Marinha fixar a delegacia, teremos mais de 30 militares da Marinha do Brasil trabalhando em nosso município", finalizou.

Tópicos relacionados:

marinha minas-gerais rios uberaba

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay