
MG: princípio de incêndio atinge casarão alvo de projeto para virar museu
Museu da Cozinha Mineira seria inaugurado no primeiro semestre deste ano, mas obras de restauro na Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, sequer começaram
Mais lidas
compartilhe
Siga noUm curto-circuito em um ventilador deu início a um incêndio em parte do casarão da Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último sábado (24/8). O espaço, tombado pelo município em 1989, está na mira de um projeto para torná-lo um museu da cozinha mineira.
28/08/2024 - 20:26 Madrasta suspeita da morte de enteada já foi cuidadora do pai da vítima 28/08/2024 - 21:03 Mulher na cisterna: família obrigou idoso a assinar doação de imóvel 28/08/2024 - 22:47 Justiça condena três homens por assassinato em barbearia no Centro de BH
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o fogo já havia sido controlado por um funcionário antes da chegada dos militares, que completaram os trabalhos ao executar o rescaldo.
As chamas destruíram parte do forro do teto, o ventilador e uma parede ficou chamuscada, informou a Prefeitura de Santa Luzia, destacando que "a estrutura do casarão permaneceu íntegra e segura".
Futuro museu
Como mostrou o Estado de Minas, havia a expectativa de inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano o Museu da Cozinha Mineira no local. A ideia é valorizar a cozinha do estado como patrimônio cultural imaterial. Porém, as obras de restauro ainda não começaram.
O protocolo de intenção de cooperação foi assinado em agosto de 2021 entre a Prefeitura de Santa Luzia e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
“O projeto arquitetônico ainda está em fase de atualização na planilha orçamentária e financeira. A pasta informa ainda que está estudando uma parceria público-privada”, informou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia, no fim de junho, sem dar previsão.
Construído no início do século 20, com as marcas da arquitetura do século 19, o casarão deve se tornar uma referência gastronômica, turística e de negócios, diante da localização privilegiada, próximo aos aeroportos de Confins e Pampulha, e a uma curta distância de Belo Horizonte, o que agregará ainda mais valor patrimonial à região.