RELÍQUIA CATÓLICA

Relíquias de Santa Teresinha da França percorrem BH a partir de amanhã

As relíquias estão peregrinando por todo o Brasil e a previsão é que passem por mais de 100 cidades até outubro

Publicidade

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus da França, consideradas de primeiro grau pela Igreja Católica, estão em peregrinação pelo Brasil e chegam a Belo Horizonte nesta nesta quinta-feira (13/6). A ‘urna peregrina’ conta com o fêmur e os ossos do pé da santa católica. As relíquias vêm de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, e ficam na capital até 20 de junho, quando seguem para Divinópolis, no Centro-Oeste do estado.

As relíquias chegaram ao Brasil em fevereiro deste ano e já percorreram mais de 50 cidades. Até outubro, quando os itens vão embora do país, a previsão é que mais de 100 municípios recebam a urna da santa. 

Segundo o frei Francinaldo Lustosa Magalhães, membro da Ordem dos Carmelitas Descalços e responsável pelas relíquias em Belo Horizonte, em vida, Santa Teresinha sempre manifestou a vontade de levar a palavra de Jesus para o mundo todo.

”Santa Teresinha dizia que queria percorrer o mundo até elevar o nome de Jesus para fazê-lo conhecido e amado. Então, por conta disso, é que foi tirada essa parte do corpo dela, do fêmur e dos pés”, ressalta o religioso.

O processo de peregrinação começou no centenário da morte da santa. “Em 1997, quando completou 100 anos da morte de Santa Teresinha, teve-se a ideia de fazer uma ‘urna peregrina’ com parte do seu corpo para peregrinar por todo o mundo. Ela, Santa Teresinha, é francesa, então o seu corpo está em Lisieux, na França, mas algumas partes foram tiradas para a peregrinação”, completa.

Em BH, o primeiro destino das relíquias é na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro João Pinheiro, na Região Noroeste. A ‘urna peregrina’ chega de Sete Lagoas às 9h e ficará disponível para veneração até às 12h. Nesse momento, uma missa será realizada e as relíquias irão para um seminário de padres chamado Convivius Emos, onde será celebrada missa às 17h. Das 19h30 às 21h30, a Paróquia São Bento recebe a urna peregrina. O primeiro dia das relíquias santas em BH finaliza-se com uma vigília interna. 

A programação tem igrejas, hospitais, uma praça e uma universidade da capital como destino. Ao todo, as imagens passam pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Capela Nossa Senhora do Carmo; Carmelo Santa Teresa D’Avila; Paróquia Santa Teresinha, Catedral Cristo Rei; Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade; Paróquia Nossa Senhora do Carmo; Praça Sete; Hospital Orizonti; Hospital Madre Teresa; Paróquia Bom Jesus do Vale, em Nova Lima; Comunidade Santa Teresinha; Comunidade Menino Jesus, no Aglomerado da Serra; Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha; PUC minas; Convento Santa Teresa; Carmelo Nossa Senhora Aparecida.

Fim de semana da ‘Urna Peregrina’

Neste sábado (15/6), a urna fica o dia inteiro na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A programação do dia conta com missa das crianças, às 9h, e missa dos devotos e da família ao meio-dia. Às 17h acontece o Encontro das Juventudes, com missa e show da cantora Laura Salvador, da Comunidade Shalom. No domingo (16/6), a urna vai para o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, com missa às 15h.

Na segunda-feira (17/6), a imagem será levada para a Praça Sete, Centro de BH, onde será recebida com Ato Solene e missa em homenagem à Santa Teresinha, com chuva de pétalas de rosas. A celebração acontecerá às 10h. O dia também contará com atividades no Aglomerado da Serra, na capital, e em Nova Lima, na Grande BH. (Confira a programação completa abaixo)

Santa Teresinha do Menino Jesus

A religiosa católica conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em 1873 na cidade de Lisieux, na França. A santa entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços aos 15 anos por meio de uma autorização especial do papa Leão XIII. 

A Santa Teresinha foi uma Monja Carmelita e morreu com 24 anos

A Santa Teresinha foi uma Monja Carmelita e morreu com 24 anos

Reprodução / Arquidiocese de Belo Horizonte

A monja carmelita viveu nove anos na Ordem, antes de morrer em 1897. “Ela entrou no Carmelo e teve uma vida de muita santidade, reconhecida dentro da comunidade, reconhecida por todos. Então, ela viveu uma experiência profunda de Deus, a misericórdia divina. Ela desenvolveu toda uma espiritualidade em torno do amor, da pequeneza, da simplicidade, das pequenas coisas no dia a dia que a gente precisa exercitar”, explica o frei carmelita Francinaldo.  

Importância das relíquias para os católicos

Segundo a Igreja Católica, existem três graus de relíquias. As de 1° grau são relíquias feitas com partes do corpo dos santos. Já as de 2° grau são compostas por objetos especiais usados pelos santos em vida. As de terceiro grau são os objetos que tocaram os santos, como tecidos. 

Desde o início da vida da igreja, as relíquias sempre foram muito valorizadas. “O santo é uma pessoa como nós, que tem um corpo e a graça, na verdade, ela atua no natural, então é justamente um ser humano. É uma presença significativa para a igreja porque recorda de fato a vida que o santo experimentou no seguimento de Jesus Cristo. Então nós veneramos a imagem, as relíquias dos santos, para pedir também a sua intercessão, junto a Deus”, explica o frei.

Despedida da urna

Na quarta-feira (19/6), a urna peregrina ficará o dia inteiro no Carmelo Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Monsenhor Messias, na Região Noroeste de BH, para veneração. Haverá missas às 7h e às 19h30. O último dia das relíquias é na próxima quinta-feira (20/6).

Confira a programação completa

Dia 13 de junho (quinta-feira)

  • 9h – Chegada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Missa às 12h – (Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)
  • 14h às 18h30 – Convivium Emaús – Missa às 17h (Rua Ibirapitanga, 235, bairro Dom Cabral, Belo Horizonte)
  • 19h30 às 21h30 – Paróquia São Bento – Missa às 19h30 (Rua José Batista Ribeiro, 155, São Bento, Belo Horizonte)
  • 22h – Convento São João da Cruz – Vigília interna – (Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)

Dia 14 de junho (sexta-feira)

  • 8h às 11h – Capela Nossa Senhora do Carmo: Bairro Vila Oeste – Missa às 9h.
  • 12h às 19h – Carmelo Santa Teresa D’Avila: Bairro Planalto – Missa às 18h – (Rua dos Sacramentinos, 240, Planalto, Belo Horizonte)
  • 20h – Paróquia Santa Teresinha: Bairro Santa Teresinha – Missa às 20h e Vigília – (Rua Julita Nogueira Soares, 705, bairro Santa Terezinha, BH)

Dia 15 de junho (sábado)

  • 8h – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora: Bairro João Pinheiro – Veneração às relíquias durante todo o dia e noite -(Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)
  • 9h – Missa com as crianças;
  • 12h – Missa dos devotos; Missa com as famílias
  • 17h – Encontro das Juventudes com Missa e Show da cantora Laura Salvador, da Comunidade Shalom


Dia 16 de junho (domingo)

  • 9h às 12h – Catedral Cristo Rei: Missa às 10h30, presidida por dom Walmor (R. Campo Verde, 165 – Juliana, Belo Horizonte)
  • 13h30 às 17h – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade,  Missa às 15h (Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, Caeté)
  • 18h30 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 19h e Missa às 7h (segunda-feira) – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, Belo Horizonte) 


Dia 17 de junho (segunda-feira)

  • 7h- Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 7h – – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, Belo Horizonte)
  • 10h às 11h – Praça Sete – Ato Solene e Missa em homenagem à Santa Teresinha com chuva de pétalas de rosas
  • 11h30 às 14h30 – Hospital Madre Teresa – Missa às 13h (Av. Raja Gabáglia, 1002 – Gutierrez)
  • 15h às 17h30 – Hospital Orizonti – Missa às 16h – (Praça Engenheiro Flávio Gutierrez, Av. José do Patrocínio Pontes, 1355 – Mangabeiras, Belo Horizonte)
  • 18h30 às 21h30 – Paróquia Bom Jesus do Vale, Nova Lima – Missa às 19h30 – (Avenida Dimas Henrique De Freitas, 378, Vale do Sereno, Nova Lima)
  • 22h – Comunidade Santa Teresinha: Aglomerado da Serra


Dia 18 de junho (terça-feira)

  • 6h30 às 12h – Comunidade Menino Jesus: Bairro Alto dos Pinheiros – Missa às 7h.
  • 13h às 17h – Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha: Missa às 15h (Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza, Belo Horizonte)
  • 17h30 às 19h30 – PUC minas – Campus Coração Eucarístico – Missa às 17h30
  • 20h às 24h – Convento Santa Teresa – Bairro João Pinheiro – Vigília


Dia 19 de junho (quarta-feira)

  • 6h30 – Carmelo Nossa Senhora Aparecida– Missa às 7h; veneração durante todo o dia; e Missa às 19h30. (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

Dia 20 de junho (quinta-feira): Despedida das relíquias

  • 7h – Carmelo Nossa Senhora Aparecida – Missa e envio das Relíquias para o Carmelo de Divinópolis (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay