Cidade mineira confirma dois casos de febre oropouche
Em primeiro momento, pacientes foram diagnosticadas com dengue, mas exame laboratorial apontou contaminação pelo vírus oropouche
compartilhe
Siga no
A Prefeitura de Ipatinga, na Região do Vale do Aço, em Minas Gerais, confirmou, nesta quarta-feira (29/5), dois casos de febre Oropouche. Em um primeiro momento, as pacientes foram notificadas com dengue, no entanto, durante análise da Fundação Ezequiel Dias houve, a confirmação do contágio pelo vírus transmitido pelo mosquito culicoides, também conhecido como borrachudo.
Walisson Medeiros, secretário de Saúde de Ipatinga, explica que é “normal” que, antes dos exames laboratoriais, a primeira notificação da doença seja pela arbovirose. Isso acontece devido à semelhança dos sintomas: febre, dores musculares, nas articulações e sobre os olhos, tontura, náusea, vômitos e diarreias.
Conforme a pasta, as pacientes são idosas e, apesar do diagnóstico tardio, não tiveram sequelas da infecção. Carmelinda Lobato, médica infectologista do município, explica que a equipe de vigilância em Saúde fez uma visita técnica no local e que apesar da doença poder evoluir para casos graves, não houve complicações. “Agora, o que vamos fazer é reforçar com os profissionais de saúde, através de treinamentos, que já estão agendados, para que todos possam conhecer melhor esse novo vírus que está circulando entre nós”.
29/05/2024 - 14:50 Demolição no edifício Sulacap, no Centro de BH, deve durar 5 meses
29/05/2024 - 17:01 Assassinato em concessionária: saiba quando será a audiência de custódia
29/05/2024 - 17:38 Suspeito de atropelar entregador de app em BH é indiciado
Apesar de não classificar os casos como alarmantes, a administração municipal pede à população para intensificar as ações de prevenção comuns ao combate de doenças transmitidas por mosquitos. “O ideal é reforçar os cuidados, usar roupas de mangas cumpridas e calças, quando for para locais propícios a esse mosquito, usar o repelente sempre. São as preocupações comuns de prevenção à dengue e agora contra o oropouche”, afirmou o secretário Walisson.
A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde para saber quantos casos de febre oropouche já foram confirmados em Minas Gerais e quais medidas estão sendo tomadas para o enfrentamento à doença, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.