Cratera no Belvedere: trânsito pode ser liberado nesta semana, diz PBH
Técnicos da Prefeitura trabalham no local para concluir a obra de reparo
compartilhe
Siga no
Após mais de dez dias paralisada, as obras na cratera que se abriu no meio da avenida Presidente Eurico Dutra, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram liberadas na última semana. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta segunda-feira (1/4), que há a expectativa de que a liberação da via ocorra ainda nesta semana.
01/04/2024 - 14:17 Semana Santa: cai número de mortes nas rodovias mineiras
01/04/2024 - 14:03 MG: buscas por jovens que se afogaram em rio para salvar menina seguem pelo terceiro dia
01/04/2024 - 14:18 PMs são atacados com pedras durante confusão e grupo é preso em Juiz de Fora
De acordo com o executivo municipal, técnicos trabalharam no local durante todo o fim de semana, exceto na sexta-feira da Paixão, para agilizar o processo.
Foram substituídos cerca de 80 metros de rede de drenagem pluvial. Também está sendo feita uma obra de compactação do solo com aplicação de uma camada de asfalto. O local ainda vai passar por mais uma vistoria para avaliar a ausência de possíveis abatimentos no terreno antes de realizar o serviço de recapeamento.
Leia mais: Cobra é encontrada dentro de máquina de lavar em Montes Claros
Interdição
A obra foi interditada após uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG) realizada em 15 de março, quando foram constatadas irregularidades que colocavam os trabalhadores em risco, como a falta de isolamento nas bordas do buraco e escoramento do talude, corte inclinado feito para garantir a sustentação de um possível aterro.
Uma nova vistoria foi realizada dias depois, e a SRTE informou que todas as adequações para garantir a segurança foram realizadas. "O escoramento metálico, o guarda-copo e a sinalização já foram instalados", disse em nota. Na última quinta-feira (21/3), a superintendência havia feito uma nova fiscalização a pedido do executivo municipal, mas o desembargo da obra não foi autorizado por falta das devidas proteções solicitadas.
O buraco na Avenida Presidente Eurico Dutra, de aproximadamente 4,5 metros de profundidade, se abriu em 7 de março devido ao abatimento da rede de drenagem do local, que era antiga. Na ocasião, um carro foi engolido pela cratera.
O fluxo de veículos na região continua sendo afetado. A Avenida Presidente Eurico Dutra segue parcialmente livre desde 14 de março. No sentido Centro, o fluxo está liberado, mas no sentido bairro, a avenida continua interditada.