O alerta de chuva emitido é válido até às 8h de terça-feira (20/2).  -  (crédito: Tulio Santos/ E.M/ DA Press)

A umidade relativa do ar ficará em torno de 50% e 55% à tarde no sábado e domingo, respectivamente

crédito: Tulio Santos/ E.M/ DA Press

O fim de semana em Belo Horizonte terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas, condição prevista principalmente para os períodos da tarde e noite deste sábado (9/3), quando os termômetros devem oscilar de 19°C a 30°C, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Porém, especificamente no início da manhã de sábado, até as 8h, a Defesa Civil da capital diz que o volume de chuva esperado é de 30 a 50 mm, com a possibilidade de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Assim como o Inmet, o órgão municipal prevê mais chuvas no decorrer do dia. 

 

 

No domingo (10/3), o Inmet aponta que a mínima pela manhã também deve ficar em 19°C e a máxima em 30°C. Ainda conforme o instituto, o céu vai permanecer nublado ao longo do dia, havendo pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A Defesa Civil diz que as chuvas, eventualmente, podem ser fortes.

 

A umidade relativa do ar ficará em torno de 50% e 55% à tarde no sábado e domingo, respectivamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade relativa mínima a partir de 60%.

 

Onda de calor prevista para próxima semana vai afetar Minas Gerais? Confira

 

Recomendações da Defesa Civil durante as chuvas

 

  • Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
    Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). 
  • Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões e minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Emissão de alertas

 

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal de WhatsApp da Defesa Civil (acesse aqui).

 

Outra opção é acompanhar os alertas e as recomendações por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.