
Onda de calor em MG: cinco cidades estão em alerta até sábado
Ao todo, 174 municípios estão sob alerta para onda de calor no país
Mais lidas
compartilhe
Siga noCinco cidades mineiras podem enfrentar onda de calor até o próximo sábado (2/3). O alerta feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado na manhã desta quinta-feira (29/2), aponta para as altas temperaturas que devem atingir a Região Centro-Oeste do país, incluindo uma pequena porção de Minas Gerais e São Paulo, ainda nos primeiros dias de março. Ao todo, 174 municípios estão em alerta para calores extremos.
O alerta é emitido quando há previsão das temperaturas ficarem 5ºC acima da média, por um período mínimo três dias. Em Minas, as regiões do Triângulo e do Alto Paranaíba serão afetadas pela onda de calor. Os municípios que fazem parte da lista são Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória e União de Minas.
29/02/2024 - 12:11 Esportista que estava desaparecido em Guarani, em MG, é encontrado 29/02/2024 - 12:25 Acidente interdita parcialmente a BR-381 na Grande BH 29/02/2024 - 12:37 Cidades de Minas estão em alerta para granizo e chuvas intensas; veja lista
Nesta quinta, os termômetros podem chegar a 38°C em Minas. Já no sábado (2/3), último dia do aviso meteorológico, no Triângulo e Alto Paranaíba, a previsão é que as temperaturas cheguem a 39ºC. Em Belo Horizonte, a máxima pode marcar os 33°C. Apesar dos altos índices, a meteorologista do Inmet Anete Fernandes, afirma que não a expectativa é que não cheguem a 40ºC, ou ultrapassem esse valor.
A previsão ainda indica a possibilidade de chuvas em algumas regiões do estado nos próximos dias, é justamente no Triângulo que a meteorologia aponta para instabilidade das precipitações. "O Triângulo mantém essa irregularidade nas chuvas, pelo menos ali na ponta, na divisa com Goiás, Mato Grosso do Sul e Norte de São Paulo. Essa região do estado é a que tem a menor perspectiva de chuva para esse início de mês. Então, o Triângulo terá temperaturas um pouco mais elevadas, na casa entre 36 e 38 graus."
'Repeteco' de calor
No ano passado, o estado sofreu com altas temperaturas, devido a uma massa de ar quente. A mais recente ocorreu em dezembro, durante quatro dias. Na ocasião, cidades do Norte de Minas, ultrapassaram os 40ºC. Esta é a primeira onda de calor de 2024 nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Ali, é comum a ocorrência do fenômeno entre o fim do inverno e começo da primavera.
Não há indícios de que haverá outras ondas de calor no próximo mês, visto que a tendência é que haja as típicas pancadas de verão até metade do mês. Embora não seja possível prever com tanta antecedência, o Inmet não descarta a possibilidade de que haja outras ondas.
"A tendência é de enfraquecimento do El Niño durante o outono, o que reduz as chances de ondas de calor frequentes, como observado entre o inverno e primavera de 2023", ressalta a meteorologista.
El Niño e aumento das temperaturas
O aumento das temperaturas está relacionado indiretamente com o fenômeno climático El Niño. Isso porque o fenômeno influencia na irregularidade das chuvas durante este período. Com a ausência de chuvas, o tempo tem menos nebulosidade, o que favorece a radiação à superfície e a elevação das temperaturas.
Desde o último fim de semana, há uma área de alta pressão em níveis da atmosfera. Isso mantém o tempo mais aberto, aumentando as temperaturas.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata