fachada do Hospital João XXIII -  (crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Vítima foi socorrida para o Hospital João XXIII, mas morreu durante cirurgia

crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press

O policial penal Wallysson Alves dos Santos Guedes, de 44 anos, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (26/2), durante uma briga em um bar do Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte. O suspeito do crime, um subtenente reformado do Corpo de Bombeiros, foi preso.

Segundo informações iniciais, a vítima estava bebendo com o suspeito no bar, momento em que o subtenente questionou o motivo do policial penal estar armado. Os dois discutiram no local e o bombeiro foi em casa buscar um revólver. 

Quando voltou para o bar, o subtenente disparou contra o policial. A situação foi presenciada pelo dono do estabelecimento. Depois do crime, o bombeiros fugiu em uma moto, mas foi localizado e preso. A arma usada no crime foi apreendida.

O policial penal chegou a ser socorrido para o Hospital João XXIII, mas morreu durante uma cirurgia.

A Polícia Civil deslocou a perícia oficial ao local do crime, onde foram realizados os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que irão subsidiar a investigação.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lamentou a ocorrência envolvendo os dois profissionais da segurança pública. A pasta informou que acompanha os desdobramentos da investigação iniciada pela Polícia Civil e as providências adotadas pelo Corpo de Bombeiros para a elucidação dos fatos.

"A Sejusp se solidariza com os familiares da vítima e com todos os profissionais da Polícia Penal de Minas Gerais e, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, prestará o suporte necessário à família de Wallyson Alves dos Santos", concluiu a pasta na nota.

Também em nota, a Polícia Civil informou que, por meio da Central Estadual do Plantão Digital, ratificou a prisão em flagrante delito do suspeito, de 61 anos, pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil praticado em desfavor da vítima, de 44 anos.

"A PCMG informa que o investigado foi ouvido e, após a conclusão do procedimento de polícia judiciária, ficou à disposição da justiça para as medidas legais cabíveis. Cumpre salientar que a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e, em seguida, encaminhada ao hospital para receber o devido atendimento médico-hospitalar, mas foi a óbito. O rabecão foi acionado para providenciar a remoção do corpo ao IML para ser submetido ao exame de necropsia."

Bombeiros também se manifestam

"Em relação ao fato envolvendo o bombeiro militar da reserva que resultou na morte do policial penal na madrugada desta segunda-feira (26), informamos que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está adotando as medidas cabíveis, junto aos demais órgãos de Segurança Pública. O militar foi preso em flagrante e segue sob custódia, à disposição da Justiça. Reforçamos nosso compromisso com a ética e a transparência, e refutamos veementemente os atos incompatíveis com os valores institucionais."