Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e sinais construtivos -  (crédito: Divulgação)

Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e sinais construtivos

crédito: Divulgação

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta quinta-feira (22/2) alerta para risco geológico moderado nas regionais Leste e Centro-Sul devido ao volume de chuvas registrado na capital. Nesta quinta-feira, algumas regiões da capital registraram precipitações de intensidade forte. A recomendação para a população é redobrar a atenção nos sinais de deslizamentos, como rachaduras no solo, água minando da base do barranco e trinca nas paredes. O alerta é válido até sábado (24).

Caso observe sinais de deslizamentos e desabamentos, o morador deve sair imediatamente da área e ligar para a Defesa Civil (199) e, em caso de emergência, ligar para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Na manhã desta quinta-feira, BH e 794 cidades de Minas estavam sob alerta de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital mineira, as regionais Leste e Nordeste registraram precipitações de intensidade forte, com 2,6 milímetros a 5,0 mm a cada cinco minutos.

Sinais para ficar alerta

A Defesa Civil municipal informa sinais de que um deslizamento pode acontecer: água empoçando no quintal; portas e janelas emperrando; poste ou árvores inclinando; muros e paredes estufados.

Para prevenir a ocorrência de desastres, o órgão recomenda que moradores não joguem lixo ou entulho nas encostas, coloquem calhas no telhado de casa, não façam cortes muito altos e inclinados em barrancos e consertem vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.

Para receber alertas da Defesa Civil, moradores de BH podem acompanhar as redes sociais da defesa ou pelo canal público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice