O homem preso já tinha passagens na polícia -  (crédito: Divulgação PCMG)

O homem preso já tinha passagens na polícia

crédito: Divulgação PCMG

Um homem de 32 anos foi preso em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por extorsão mediante sequestro do próprio filho. O suspeito foi localizado na sexta-feira, 16 de fevereiro. A mãe da criança era vítima de violência doméstica e tinha medida protetiva contra o homem.

 

 

Segundo a Polícia Civil, a mãe, de 19 anos, procurou a delegacia na sexta-feira passada (16) para denunciar que seu filho, de 1 ano, havia sido levado pelo pai no dia anterior e que o genitor se negava a informar onde estava com a criança.

 

A delegada Letícia Müller, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), diz que, diante da insistência da mãe para saber o paradeiro da criança, o pai começou a condicionar o retorno do filho mediante pagamento. “O genitor afirmou que apenas entregaria a criança caso ela realizasse um Pix naquele momento no valor de R$ 5 mil. A partir do momento que ela afirmou que não teria o dinheiro, o genitor começou a fazer espécies de ameaças. ”

 

Leia tambémQuatro mulheres são presas, suspeitas de morte de homem em MG

 

Com a investigação, a polícia identificou que o pai da criança tinha parentes em Ribeirão das Neves, e a localização do homem e do filho foi identificada. Segundo a delegada, a criança estava com fome e com a fralda suja, mas a integridade física estava preservada. O homem, que já tinha passagens pela polícia por violência doméstica e por tráfico de drogas, foi preso em flagrante.

 

A mãe da criança relatou à polícia que já sofria ameaças, inclusive, envolvendo o filho mais velho.

 

Extorsão mediante sequestro

 

O caso, apesar de não existir uma guarda judicial definida estabelecendo quem teria a guarda da criança, se configura como extorsão mediante sequestro a partir do momento que o homem tentou extorquir a mulher, segundo a delegada Letícia Müller. “Passou a ser um sequestro quando ele pegou o filho, tirou da guarda da mãe, e começou a ameaçá-la,” afirmou a delegada.