Bateria do Então Brilha na Avenida dos Andradas, no teste para o carnaval de BH -  (crédito: Leandro Couri/EM/DA Press)

Bateria do Então Brilha na Avenida dos Andradas, no teste para o carnaval de BH

crédito: Leandro Couri/EM/DA Press

Em contagem regressiva para o Carnaval 2024, Belo Horizonte já entra no clima com o Ensaio Geral que ocorre hoje e amanhã, das 10h às 20h, na Avenida dos Andradas, com acesso ao local gratuito, sem restrição, entre os números 3500 e 4000. A programação do fim de semana é para testar o novo sistema de som que será adotado na folia deste ano. Oito blocos de rua foram convidados para se apresentar. Cada um deles chamou mais dois grupos. Ao todo, 24 blocos estarão na avenida.

De acordo com o Leônidas Oliveira, secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, "a ideia da sonorização surge de um pedido dos blocos porque não é de hoje, desde 2015, que tentamos fazer com que os artistas sejam ouvidos em vários pontos para além do entorno do trio elétrico. Começamos a planejar o que seria o ensaio geral e obviamente dará sequência com o Carnaval".

Leônidas Oliveira destacou o dinheiro destinado para a festa de Momo: "O investimento é em torno de R$ 4,5 milhões, via lei de incentivo, patrocínio da Cemig e da Codemge".

músico toca trombone no ensaio geral do carnaval de BH, na avenida dos Andradas

Banda do abre-alas da Cemig na Avenida dos Andradas, ensaio geral para o carnaval de BH

Leandro Couri/EM/DA Press

Sobre as caixas de sonorização, Leônidas destacou que elas são daqui: "Os trios elétricos, tradicionalmente, todos vêm da Bahia, e ao sonorizar e criar um sistema diferente, estamos testando uma nova opção, em fazer o Carnaval com a cara mais firme, como ele nasce em Belo Horizonte, e esse investimento é neste sentido".

Os primeiros batuques de “Gente é pra Brilhar”, hino do bloco Então Brilha, que tradicionalmente abre os quatro dias de Carnaval em BH, foram ouvidos com nitidez a pelo menos 180 metros da bateria. Quem frequenta a folia na capital sabe que tal feito não é comum de acontecer. Este ano, à previsão é que a história mude e os hinos sejam ouvidos a até 600 metros de distância do trio elétrico.

Com a sonorização das avenidas Andradas e Amazonas, a ideia é mudança seja replicada em 2025. "Dando certo, as pessoas aprovando e as metas sendo cumpridas, que é atrair 30% a mais de turistas de fora de Minas Gerais, elevar o ticket de gasto e gerar mais emprego e renda e, sobretudo, nacionalizar os nossos artistas, sei que uma avenida é pouco, duas também, mas é um teste e o nosso interesse é que a festa cresça em qualidade do que em número de pessoas".

TRÂNSITO

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou a operação de trânsito para o Ensaio Geral de Blocos de Carnaval, que acontece no próximo sábado (13/1) e domingo (14/1). A partir desta sexta (12/1), a BHTrans começará interdições e desvios na Avenida dos Andradas, na Região Leste da capital.

Segundo o poder municipal, agentes da Unidade Integrada de Trânsito- formada pela BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar, vão monitorar e orientar motoristas e pedestres na região sobre as intervenções e desvios.

Veja como fica o trânsito

Interdições de sábado (13/1):

A Avenida dos Andradas, entre as avenidas Alphonsus de Guimarães e Silviano Brandão, será interditada totalmente no sábado, das 8h até as 23h. No domingo, a via é interditada às 8h e será liberada ao trânsito na madrugada de segunda-feira (15/1) após a desmontagem da estrutura.

Serão disponibilizadas nos aplicativos Waze e Google Maps as interdições de trânsito na Avenida dos Andradas. Com essa informação os aplicativos vão traçar rotas alternativas evitando e margeando o local da folia.

Desvios

Sentido Bairro/Centro - (...) Avenida dos Andradas (sentido Bairro/Centro), Avenida Silviano Brandão (retorno), Avenida dos Andradas (sentido Centro/Bairro), Avenida 7 de Abril, Praça Santa Rita, Rua 28 de Setembro, Rua Iara, Rua Sílvio Romero, Rua Fluorina, Rua Alphonsus Guimarães, Av. dos Andradas, (…)

Sentido Centro/Bairro - (...) Avenida dos Andradas, Rua Alphonsus Guimarães, Rua Fluorina, Rua Furquim, Rua Amazonita, Rua Mário Martins, Rua 28 de Setembro, Rua Boninas, Av. dos Andradas (...)

Transporte Coletivo

Diversas linhas atendem a região da Avenida dos Andradas e o metrô terá uma operação especial para atender a população na estação Santa Tereza.

 * Matéria em atualização