No Bairro Glória, próximo ao Alípio de Melo, em BH, a água tomou ruas e invadiu casas -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

No Bairro Glória, próximo ao Alípio de Melo, em BH, a água tomou ruas e invadiu casas

crédito: Reprodução/Redes Sociais

Belo Horizonte e região têm chuva intensa nas últimas horas de 2023. O aguaceiro causou estragos. Na manhã deste domingo (31/12), a Defesa Civil da capital mineira já havia emitido alerta para temporais com raios e ventanias, válido até às 8h desta segunda-feira (1º). No fim da tarde desse domingo (31/12), a chuva foi registrada no Barreiro, nas regiões Oeste, Centro-Sul, Noroeste e Pampulha.

As avenidas Teresa Cristina, margeada pelo córrego Ferrugem, e Heráclito Mourão de Miranda, onde passam os córregos Ressaca e Coqueiros, nas regionais Oeste e Pampulha, respectivamente, foram interditadas devido ao alto volume da chuva, a partir do fim do dia. A Defesa Civil chama a atenção para a grande possibilidade de transbordamento ao longo das próximas horas.

Assim como a Teresa Cristina, a Defesa Civil recomenda não passar também pelas avenidas Palestina, do Canal e Sideral, na mesma região. Na Pampulha, motoristas devem evitar transitar pela Rua Jacques de Morais, no encontro com a Rua Real Madrid, e na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, no cruzamento com a Rua Tocantins.

Na manhã deste domingo, o órgão havia estimado volume possível de chuva entre 30 e 50 milímetros, com ventos que podem alcançar 50 quilômetros por hora.

Veja fotos dos estragos da chuva na manhã desta segunda-feira (1º/1):

Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a situação é grave. Ruas foram alagadas e carros arrastados pela água. O Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências no bairro Riacho das Pedras e no Eldorado, onde pessoas ficaram ilhadas.

Na Vila Jardim Eldorado, mais conhecida como Vila Marimbondo, moradores contam que a chuva começou fraca e engrossou rapidamente. Uma casa desabou e o muro atingiu um homem, que ficou preso aos escombros, foi atendido com fratura exposta e levado ao hospital. A chuva acabou se tornando uma tromba d'água, alagou diversas casas, e moradores perderam móveis e objetos. Muito lixo ficou espalhado pelas vias na região.

A Avenida João César de Oliveira, em Contagem, também teve alagamento. Os militares atuaram ainda no socorro a pessoas ilhadas nos bairros Alípio de Melo, Lindeia, Santa Terezinha e Dom Bosco, em BH. Perto do Alípio de Melo, no Bairro Glória, a água tomou a Avenida Amintas Jacques de Moraes e proximidades, invadiu casas e carros ficaram empilhados.

Em São Sebastião das Águas Claras, também chamado Macacos, distrito de Nova Lima, na Grande BH, a chuva e a ventania no fim do dia deixaram casas destelhadas e ocasionaram a queda de cerca de 20 árvores.

Leia: Tempestade assusta moradores de Macacos na Grande BH

Acumulado

Conforme informações da Defesa Civil, nas últimas duas horas, choveu 27,2 mm no Barreiro, 73,4 mm na Região Noroeste, 27,8 mm na Oeste e 81,4 mm na Pampulha. Nas outras regiões, o volume de chuva foi de menos de 5 mm. Em Contagem, com 93 mm, o nível de chuva corresponde a pouco menos de um terço da média climatológica esperada para o mês de dezembro, quando o valor total estimado pelo órgão era de 339,1 mm.

Para evitar problemas maiores com as tempestades, a Defesa Civil dá recomendações importantes:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores

- Atenção especial para áreas de encostas e morros

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199)

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

A população da cidade pode ter ciência sobre os riscos com chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, chance de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos recebendo alertas da Defesa Civil através do Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH