De Papai Noel no 14-bis a neve artificial no coreto, Praça da Liberdade oferece uma experiência diversa para a família neste natal -  (crédito:  Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

De Papai Noel no 14-bis a neve artificial no coreto, Praça da Liberdade oferece uma experiência diversa para a família neste natal

crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

As luzes da Praça da Liberdade carregam todo o simbolismo da época de Natal para os belo-horizontinos. Com diferentes exposições, o circuito de luzes, realizado pelo Governo de Minas, convida à interação com os visitantes e levam a viagens pelas fontes iluminadas, homenagens a cidades mineiras, sinfonias de canos e outras novidades este ano. A decoração vai até 6 de janeiro de 2024.

Leia também: Casa da Ópera de Ouro Preto, o mais antigo das Américas, é reaberto

Renas? Não, 14-Bis

Como forma de homenagear o aniversário de 150 anos de Santos Dumont, figura histórica mineira responsável por grandes invenções como o avião, o balão a gás motorizado e o relógio de bolso, luzes de led e neon da praça formam a imagem do 14-Bis, avião criado pelo inventor.

Mensagem de Paz

A exposição reitera que o Natal tem um significado maior do que dar e ganhar presentes. O espaço traz um terço gigante, presentes com pombas e mãos que se movem, fazendo gestos de coração.

 

 Cecília Alves, empolgada com a entrevista

Cecília Alves, empolgada com a entrevista

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Ao lado da árvore dos presentes, estava Cecília Alves, evangélica, e ansiosa para participar de entrevistas de Natal. “Nota 1000, lindo! Mesmo não sendo católica, achei bonito.” Cecília disse que a parte que mais chamou sua atenção  foi a "das estrelas cheias d’água".

Presépio luminoso

De frente ao setor da Paz, há um presépio feito de luzes neon amarelas em chapas de acrílico. As imagens piscam, alternando entre grupos com menino Jesus, Maria e José, os Reis Magos, animais e outros elementos do presépio.

A tecnologia que incorpora as fontes de iluminação dentro do material acrílico é nova na decoração da Praça da Liberdade. A produtora cultural Danusa Carvalho é a responsável pelo planejamento da decoração já há quatro anos e vê nessas ferramentas um avanço na preparação das festas. “Descobrimos que podemos usar acrílico e alumínio com neon. Vamos evoluindo junto com o mercado, ele vai oferecendo ferramentas, e vamos aprimorando de acordo com o crescimento dele”, disse a realizadora.

Profetas e magia

A técnica de acrílico também está presente no setor dos profetas, que faz homenagem às obras do mineiro Aleijadinho, artista que esculpiu 12 profetas em pedra sabão, expostas na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Na Praça da Liberdade, figuras de luz que remetem às esculturas estão dispostas no jardim, com arcos de luz convidando os visitantes a passear entre os profetas.

 Sessão de fotos com a Malévola

Sessão de fotos com a Malévola

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Quem estava naquele ambiente era a personagem Malévola, do conto "A Bela Adormecida". Seu longo vestido e cabelo em forma de chifres chamou a atenção de crianças e até de idosos. Cecília Lage passeava com sua cuidadora, a sobrinha e o sobrinho neto. Os olhos da senhora ficaram encantados e, com um pirulito e sorriso nos lábios, ela pediu uma foto com a personagem. “Ela é muito bela, e, assim como o Natal, é uma magia”, disse Pablo Damaceno, que performa nas ruas de Belo Horizonte recolhendo valores simbólicos por fotos. Outros artistas seguem o mesmo caminho, atuando na praça.

Sobre a decoração, Cecília fez uso de poucas palavras: “Nunca foi tão lindo”.

Coreto do Noel

 Papai Noel descendo o coreto

Papai Noel descendo o coreto

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

O coreto da Praça da Liberdade recebeu toda uma decoração especial para o Natal, com luzes formando figuras de renas, tapetes vermelhos e até neve artificial. Sentado no centro dele, estão a Mamãe e o Papai Noel, que recebem pedidos das crianças. De tempos em tempos, os equipamentos são acionados, jogando neve pelo coreto.

Fonte iluminada

Ao olhar para o teto do coreto, surgem imagens de estrelas ou corações. Um equipamento dispara feixes de luz nas águas que jorram dos reservatórios. Desenhos são formados nas cascatas e "dançam" conforme o movimento e a variação de volume das fontes.

Corredor Iluminado

Corredor iluminado

Corredor iluminado

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Um corredor com as cores do arco-íris traz a mensagem de “boas festas”. Com o número de visitantes, a passagem por ele pode até ser um pouco difícil. As cores deste ano não agradaram a todos. “Ficou com muita informação, preferiria que fosse só amarelo”, disse a estudante de nutrição Ana Duarte.

Sinfonia de Canos

Criança brincando na Sinfonia

Criança brincando na Sinfonia

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Em frente à entrada do corredor, há um conjunto de canos PVCs decorados. Eles emitem sons intrigantes que atraem adultos e crianças. A inspiração veio do trabalho musical feito pelo Uakti, grupo mineiro de percussão que atuou no período de 1978 a 2015.

Voos de pássaros

No fundo do corredor, pássaros de neon contornam uma fonte, intercalando imagens para passar a sensação de voo. Por entre as grades, é possível observar a figura dentro da fonte, e a movimentação das aves se mescla com a agitação e interação das pessoas que visitam a Praça.

Feirinha de comida

 14/12/2023. Credito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press. Belo Horizonte - MG -  Feira de comidas na Praca da Liberdade.

14/12/2023. Credito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press. Belo Horizonte - MG - Feira de comidas na Praca da Liberdade.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Com entrada ao lado do Palácio da Liberdade, uma feira reúne receitas de todo lugar. Empanadas argentinas, crepe italiano, tropeirão e pastelburguer, pastéis fritos na hora são algumas das muitas iguarias que podem ser provadas no corredor de vendas. As mesas são compartilhadas, o que faz tudo parecer uma grande jabntar em família.

* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata