Mais de 300 peixes foram encontrados mortos na Lagoa da Pampulha, em BH -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

A tradição de festejar Nossa Senhora da Conceição começou com os primeiros moradores da capital

crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press

Belo Horizonte comemora nesta sexta-feira (8/12) o dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição. Na capital mineira, a data é um feriado municipal, e a explicação está com os primeiros moradores da cidade.

Segundo o site da Arquidiocese de BH, o antigo Curral Del Rei era um distrito ligado ao município de Sabará, que tem como Igreja-Mãe a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. “A Festa da Padroeira de Sabará era também muito vivida no arraial Curral Del Rei. Assim, quando Belo Horizonte foi constituída, a tradição de festejar Nossa Senhora da Conceição foi mantida.”

 

Leia também: Vídeo flagra pancadaria entre mulheres dentro de farmácia em Juiz de Fora

 

Na capital, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres fica na Rua Além Paraíba, no Bairro da Lagoinha, na Região Noroeste da capital mineira. Na sexta-feira, haverá missas às 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Às 9h, uma procissão parte da Catedral Cristo Rei até o Santuário. Após a celebração das 18h, acontece a procissão luminosa.

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi oficialmente promulgada pelo Papa Pio IX em 1854. A maternidade divina de Maria é a origem de sua Imaculada Conceição.