O comunicado do INMET alerta sobre chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.  -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes por SMS

crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press

A Defesa Civil informou na tarde desta quinta-feira (30/11) que Belo Horizonte está sob alerta para pancadas de chuva de até 20mm. Também há possibilidade de raios e rajadas de vento em torno de 40 km/h. O comunicado é válido até as 8h de sexta-feira (1º/12).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os termômetros vão marcar no mínimo 19ºC e no máximo 29°C entre sexta e sábado (2/12). A Defesa Civil da capital, no entanto, estima que amanhã a máxima deve chegar a 30°C, com umidade relativa do ar mínima próxima a 45% à tarde, índice abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estipula o mínimo de 60% como ideal. 

Já no domingo (3/12), a menor temperatura também deve ficar em torno de 19ºC. A máxima, porém, poderá ter discreta queda ao registrar 28ºC. O Inmet prevê ainda que o fim de semana na capital será de muitas nuvens, além de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A Defesa Civil diz que no sábado especificamente deve chover com intensidade variando entre moderada e forte.

Leia também: Por que Minas sempre aparece entre os dias mais quentes do país?

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Veja as recomendações da Defesa Civil

- Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Estação chuvosa na capital

Depois de anos de temporais arrastando carros e invadindo imóveis, Belo Horizonte entra na temporada chuvosa com a esperança de alívio diante do avanço de obras para conter a força das águas. Pelo menos cinco estruturas, em construção na cidade há quase dois anos, já têm potencial de impacto em seu principal objetivo, que é a contenção das cheias de ribeirões e córregos, avalia a prefeitura da capital.

Leia mais: Estação chuvosa em BH chega com expectativa de alívio. Saiba por quê