PRF resgatou 14 pássaros silvestres, da espécie Sicalis Flaveola Brasiliensis, conhecidos popularmente como canário da terra -  (crédito: PRF/Divulgação)

PRF resgatou 14 pássaros silvestres, da espécie Sicalis Flaveola Brasiliensis, conhecidos popularmente como canário da terra

crédito: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 14 pássaros silvestres dentro de um carro, na manhã desse sábado (25/11), durante uma fiscalização no km 311 da BR 251, em Salinas, no Norte de Minas.

Os policiais localizaram os pássaros dentro de bolsas fechadas contendo pequenas gaiolas em um veículo Honda Civic com três ocupantes.

Ao todo, foram resgatados 14 pássaros silvestres, da espécie Sicalis Flaveola Brasiliensis, conhecidos popularmente como canário da terra.

Quando questionados, os ocupantes informaram se tratar de pássaros adquiridos em uma feira em uma cidade da Bahia e que não teriam autorização para o transporte e posse das aves.

Os homens assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), e, segundo a PRF, responderão criminalmente por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais; transportar animal sem Guia de Trânsito de Animais - GTA; e matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.

Um dos ocupantes do veículo já esteve envolvido em outras duas ocorrências criminais semelhantes em 2023.

Os pássaros foram resgatados e encaminhados para o CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) em Montes Claros.