Entre as montanhas do sul de Minas Gerais, Caxambu cabe em 21 mil habitantes e guarda um recorde mundial. A cidade concentra o maior complexo hidromineral do planeta em um único parque urbano, com águas que borbulham naturalmente e um fenômeno raro que jorra na hora certa todas as manhãs.
O único gêiser em atividade no país fica dentro de um parque tombado
Na parte central do Parque das Águas Dr. Lysandro Carneiro Guimarães, o Gêiser Floriano de Lemos lança jatos de água mineral sulfurosa que podem chegar a 8 metros de altura, segundo a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. É apontado como o único gêiser em território brasileiro.
A explicação é geológica, não térmica. A pressão vem do gás carbônico dissolvido no subsolo, o que classifica o fenômeno como um poço intermitente hipotermal, com temperatura média de 27°C. A erupção acontece em horário divulgado no parque, em geral pela manhã, e virou um dos momentos mais fotografados da cidade.

19º melhor lugar para viver no Brasil e qualidade de vida acima de capitais
Em fevereiro de 2026, Caxambu foi apontada como a 19ª cidade em qualidade de vida no Brasil pelo Índice de Progresso Social (IPS 2024), estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que avaliou 5.570 municípios em 53 indicadores socioambientais.
A cidade tirou 69,69 pontos de 100 e ficou à frente de São Paulo e Belo Horizonte nas três dimensões avaliadas: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. O clima ameno da Serra da Mantiqueira e a rotina de cidade pequena atraem principalmente aposentados do Sudeste em busca de tranquilidade.

O que fazer em Caxambu além de beber água nas fontes?
A cidade é compacta e quase tudo acontece a poucos minutos do centro. O parque concentra a maioria das atrações em 210 mil m², mas o entorno também guarda vistas e história.
- Parque das Águas: 12 fontes minerais, gêiser, piscina de água mineral, lago com pedalinhos e balneário histórico. Ingresso a partir de R$ 5 pela Codemge.
- Balneário Hidroterápico: prédio neoclássico de 1912 com vitrais franceses e azulejos portugueses. Oferece mais de 50 serviços entre banhos, duchas Vichy e massagens.
- Teleférico do Morro Caxambu: sobe até 1.090 metros com vista panorâmica da Mantiqueira e da Serra do Papagaio.
- Igreja de Santa Isabel da Hungria: templo neogótico erguido pela promessa da Princesa Isabel após a cura de sua anemia em 1868.
- Fonte Dom Pedro: a mais simbólica do parque, em estilo greco-romano, com réplica da coroa imperial na cúpula.
- Passeio de charrete: sai do entorno do parque e cruza o centro histórico, ideal para quem viaja com crianças.
Quem sonha em conhecer o Circuito das Águas, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal De fora em Juiz de Fora, que conta com mais de 135 mil visualizações, onde Tati Marmon mostra o Parque das Águas, o teleférico e as principais fontes minerais de Caxambu:
A promessa que fez à Princesa Isabel construir uma igreja em Caxambu
Em 17 de novembro de 1868, Dona Isabel chegou à então vila em busca de tratamento para uma anemia profunda que a impedia de engravidar. Passou dias bebendo água ferruginosa da fonte que hoje leva seu nome e a do Conde D’Eu.
Em promessa lavrada em ata, jurou erguer uma igreja se conseguisse conceber. Sete anos depois nasceu o príncipe Pedro de Alcântara, e a Igreja de Santa Isabel da Hungria foi construída em estilo neogótico, hoje tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). O episódio deu origem ao termalismo, tratamento com águas minerais, no Brasil.
Leia também: Com mais de 1 milhão de árvores, essa cidade no Brasil conquista o posto de mais arborizada do planeta
Como chegar a Caxambu saindo de Belo Horizonte
De carro, são cerca de 370 km pela BR-381 (Fernão Dias) com continuação pela BR-267, em torno de 5 horas de viagem. A rota atravessa o sul mineiro e passa por Três Corações.
De ônibus, há linhas regulares partindo da rodoviária de Belo Horizonte, com trajetos de 5 a 8 horas dependendo da conexão. Não existe aeroporto na cidade: quem viaja de avião costuma pousar em BH ou no Rio de Janeiro e seguir por estrada.
Conheça a cidade das águas que curaram uma princesa
Caxambu é o raro endereço onde ciência, história e descanso jorram na mesma bica d’água. O gêiser sobe em horário certo, o balneário abre suas portas de vitral e o ar da Mantiqueira faz o resto.
Você precisa conhecer Caxambu e provar, uma a uma, as 12 águas que enchem garrafas de mineiros e viajantes há mais de 150 anos.




