Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

O relato angustiante do irmão da diretora que foi atacada por uma aluna e sua mãe, “É doloroso e humilhante”

André Rangel  Por André Rangel 
09/11/2025
Em Curiosidades, Notícias
O que aconteceu dentro desta escola chocou toda a comunidade - Créditos: depositphotos.com / lucidwaters

O que aconteceu dentro desta escola chocou toda a comunidade - Créditos: depositphotos.com / lucidwaters

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • A pequena alavanca dentro da gaveta de legumes da geladeira não regula a temperatura: ela decide quanto do ar úmido consegue escapar há 1 hora
  • Coloque uma tela coletora no ralo da pia e do banheiro: cabelos e restos ficam presos antes de entrarem no encanamento há 1 hora
  • Um dia na Terra não dura exatamente 24 horas: movimentos a milhares de quilômetros sob nossos pés podem alongar ou encurtar a rotação em alguns milissegundos há 1 semana
  • Aos 70 anos, Whoopi Goldberg olha para a velhice de um jeito que inverte o medo comum: “Você tem sorte de ter chegado até aqui” há 3 semanas
Mais sobre Curiosidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

A violência nas escolas é um tema cada vez mais frequente nos debates sociais, tornando o ambiente escolar um local de insegurança e desafios diários, especialmente em instituições como a Escola N63 de Mar del Plata, onde há episódios recorrentes que preocupam educadores e alunos.

A violência escolar reflete falhas da sociedade?

A repetição de agressões na Escola N63 indica questões ligadas à dinâmica social e falhas sistêmicas no suporte emocional e disciplinar. Esses episódios vão além do desrespeito à autoridade e evidenciam a fragilidade das atuais medidas de proteção e acolhimento.

O caso mais recente mostra que, quando uma aluna e, após isso, sua mãe agride a diretora, há uma exposição clara das limitações das ações preventivas adotadas até então.

Uma diretora, uma mãe e um episódio que expôs a crise escolar

Como foi o episódio envolvendo a diretora?

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu no início da tarde, após o intervalo, quando a diretora Cecilia Bonillo foi chamada para mediar um conflito entre dois alunos do 8º ano. Ao tentar separar a briga, uma aluna envolvida reagiu com agressividade e tentou atingir a diretora, sendo contida por funcionários.

LeiaTambém

O contrato pode mostrar quais regras foram previstas para mudança de turno ou alteração da rota

Mãe contrata transporte escolar para o ano inteiro e, quando o filho muda de turno, descobre que o valor pago não pode ser transferido para a nova rota

08/10/2026
As imagens das câmeras podem ajudar a identificar quem utilizou o elevador durante o período relevante

Condomínio cobra de morador o conserto do espelho do elevador após sua mudança, mas imagens mostram que outras 3 mudanças aconteceram no mesmo horário

08/10/2026
A escola também pode ser um espaço de participação, convivência e construção de experiências reais

John Dewey explicou por que aprender não deveria ser tratado apenas como preparação para algo distante: “A educação é um processo de viver e não uma preparação para a vida futura”

06/10/2026
A frase coloca criatividade e autonomia entre os objetivos mais importantes do aprendizado

Jean Piaget explicou o que a educação deveria desenvolver em vez da simples repetição: “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”

05/10/2026

Minutos depois, a mãe da estudante chegou à escola, discutiu com a diretora e a empurrou contra a parede, aumentando a tensão no local. A direção pediu auxílio policial e ambas foram retiradas, com os fatos sendo encaminhados às autoridades e o conselho tutelar.

Como os familiares reagiram ao ocorrido na escola?

O irmão da diretora, Lucas, estudante do ensino médio, esteve presente e relatou o abalo da família diante do ocorrido. Ele reconheceu o erro da irmã, mas destacou que o clima escolar tem sido difícil devido a recorrentes conflitos entre alunos.

Lucas também enfatizou a importância do diálogo entre famílias e escola para construção de soluções conjuntas, mencionando que o objetivo da família não era prejudicar ninguém.

Diretora agredida em escola emociona o país com relato do irmão – Créditos: depositphotos.com / lucidwaters

Em um depoimento emocionado, Lucas complementou: “Hoje vi minha irmã. A mesma que, quando menina, sonhava em ser professora e que sempre considerei um exemplo de dedicação, compromisso e amor incondicional pelos alunos. Visitei-a muitas vezes nas escolas onde trabalhava e ainda trabalha. Vi em seus olhos a emoção e o orgulho com que falava de cada aluno. Vi seu sorriso quando os alunos a cumprimentavam com um caloroso ‘Olá, diretora!’, e como ela sempre respondia a cada um pelo nome. Aquele nome que não é apenas um som, mas um reconhecimento, uma história compartilhada. Lembro-me de ter perguntado a ela uma vez: ‘Quantos alunos há? Você realmente se lembra do nome de todos eles?’ E ela, sem hesitar, respondeu que sim, porque para ensinar é preciso olhar as pessoas nos olhos e saber quem está à sua frente. Sua escola, como ela a chama, é sua casa, seu refúgio, sua missão. Mas hoje a vi diferente. Vi-a com um olho roxo, e não é a primeira vez.”

Educadores possuem preparo suficiente para situações de conflito?

Cecilia Bonillo é um exemplo dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação diante de situações adversas. Muitas vezes, educadores carecem de preparo para lidar com conflitos intensos, o que evidencia a necessidade de suporte emocional e treinamento contínuo.

Capacitações e apoio psicológico reforçam a importância da valorização e segurança desses profissionais, essenciais em ambientes marcados por episódios de agressão.

Quais estratégias podem ajudar a prevenir a violência escolar?

A adoção de medidas integradas é fundamental para criar ambientes mais seguros. Comunidade, estudantes e educadores devem atuar juntos, buscando soluções práticas que diminuam episódios de agressão e aumentem a colaboração no espaço escolar.

Neste contexto, algumas estratégias recomendadas são:

  • Criação de planos de ação claros e treinamentos específicos para situações de conflito
  • Fornecimento de suporte psicológico para alunos, vítimas e agressores
  • Fomento à cultura de respeito mútuo e inclusão
  • Formação continuada de educadores em práticas de manejo de crises e comunicação eficaz

A educação precisa de reformas para combater a violência?

Episódios crescentes de violência escolar evidenciam a necessidade de mudanças estruturais. Políticas disciplinares atualizadas, investimento em apoio psicológico e envolvimento social são fundamentais para criar escolas mais seguras e acolhedoras.

Somente com o esforço conjunto de governo, escolas e sociedade é possível transformar o ambiente escolar, promovendo respeito, aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, como demonstra o caso de Cecilia Bonillo na Escola N63.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: Educaçãoescolaviolência

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.