Indústria recua 1,8% em junho e registra segunda queda seguida
Produção encolheu em 16 dos 25 setores pesquisados pelo IBGE; recuo foi puxado por derivados de petróleo e biocombustíveis
compartilhe
SIGA
A produção industrial brasileira recuou 1,8% em junho na comparação com maio, registrando o segundo resultado negativo consecutivo em 2026. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados nesta terça-feira (4/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a atividade perdeu fôlego no encerramento do primeiro semestre, com queda disseminada entre os principais segmentos da indústria.
Leia Mais
Na comparação com junho de 2025, porém, a produção industrial avançou 1,7%, após alta de apenas 0,2% registrada em maio. No acumulado do ano, o setor apresenta crescimento de 1,5%, enquanto o avanço em 12 meses desacelerou para 0,7%.
O desempenho mensal negativo foi disseminado. Das 25 atividades pesquisadas, 16 registraram retração em junho, assim como as quatro grandes categorias econômicas. O principal impacto veio do segmento de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, cuja produção caiu 5,9% em relação a maio, acumulando o segundo mês consecutivo de queda.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Entre as grandes categorias econômicas, os maiores recuos foram observados nos bens de consumo semi e não duráveis, com retração de 4,1%, e nos bens de consumo duráveis, que encolheram 3,2%. Os setores produtores de bens de capital e de bens intermediários também apresentaram desempenho negativo, ambos com queda de 1,1% na passagem de maio para junho.