Fui pego na malha fina do Pix, e agora? Veja o passo a passo
Recebeu uma notificação da Receita Federal? Saiba exatamente o que fazer para regularizar sua situação, corrigir a declaração e evitar multas
compartilhe
SIGA
Quando o Fisco identifica uma diferença significativa entre os valores movimentados e a renda declarada pelo contribuinte, o cidadão pode cair na chamada “malha fina”. Receber uma notificação da Receita Federal sobre essas inconsistências pode gerar preocupação, mas o caminho para a regularização é mais simples do que parece.
O sistema permite corrigir as informações de forma online. O contribuinte precisa acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) no site da Receita Federal. Para isso, é necessário ter uma conta no sistema Gov.br, nos níveis prata ou ouro.
Leia Mais
-
Em caso de golpe ou fraude no Pix, cliente poderá contestar direto em app de banco
-
Contestação do Pix: o passo a passo para reaver seu dinheiro
Dentro do portal, procure pela seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clique em “Pendências de Malha”. Nesta área, o sistema detalha qual foi a inconsistência encontrada pela Receita, como a omissão de rendimentos de trabalho ou de outras fontes que foram recebidos via Pix.
Passo a passo para regularizar a situação
Após identificar o erro apontado pelo Fisco, é hora de agir para resolver a pendência e evitar multas mais pesadas. O procedimento é feito por meio da entrega de uma declaração retificadora. Siga estas etapas:
-
Reúna os documentos: junte todos os comprovantes que justifiquem os valores recebidos, como extratos bancários detalhados, informes de rendimentos de todas as fontes pagadoras e notas fiscais, se for o caso.
-
Acesse o programa do Imposto de Renda: utilize o mesmo programa ou aplicativo em que você enviou a declaração original. Abra o documento já entregue e selecione a opção “Retificar Declaração”.
-
Corrija a informação: vá diretamente ao campo onde a Receita apontou a inconsistência. Se for omissão de rendimentos, por exemplo, inclua os valores recebidos via Pix na ficha correta, como “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” ou “Pessoa Física”.
-
Envie a retificação e pague a diferença: após revisar todas as informações, envie a nova declaração.
Caso a correção resulte em mais impostos, o próprio programa irá gerar um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com o valor atualizado, incluindo multa por omissão de rendimentos e juros calculados pela taxa Selic. O pagamento do débito é essencial para sair da malha fina.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia