O cantor Roberto Carlos denunciou em suas redes sociais, nessa segunda-feira (20/7), que criminosos estão usando sua imagem e voz, recriadas com inteligência artificial, para vender um tratamento de saúde.
Em um comunicado, o artista alertou sobre um vídeo falso que circula na internet. "Quero deixar muito claro que esse vídeo é FALSO", escreveu o cantor.
Leia mais
- Deepfake: entenda a tecnologia de IA que cria vídeos ultrarrealistas
- A indústria global de falsos médicos feitos por IA que usa o medo para viralizar entre idosos no Brasil: 'Achei que fosse real'
- Marcos Palmeira é vítima de golpe com IA em vídeo no Instagram
Roberto Carlos afirmou que nunca gravou o material e que não autorizou o uso de sua imagem ou voz. Ele também negou qualquer relação com o tratamento, o produto divulgado ou o suposto médico mencionado na propaganda enganosa.
O artista fez um apelo para que as pessoas não compartilhem o conteúdo. "Além de enganar as pessoas, esse tipo de conteúdo pode causar prejuízos a quem acredita em informações falsas sobre saúde", alertou.
Leia Mais
Ele reforçou que qualquer informação oficial a seu respeito será divulgada exclusivamente por seus canais oficiais. Ao final, agradeceu o carinho e a confiança dos fãs.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
