Veja oficinas e outras atividades educativas para os pequenos nas férias
Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Espaço do Conhecimento da UFMG investem em programação gratuita voltada às crianças neste fim de semana
compartilhe
SIGA
Mayk Will e Lauren Mendes estreiam neste sábado (17/1), no CCBB-BH, o espetáculo teatral “Mancha”, que integra a programação do CCBB Educativo 2026. Dirigida e interpretada pela dupla, a montagem propõe uma reflexão sobre a poluição dos oceanos e seus desdobramentos sociais no cotidiano.
A peça acompanha um casal de pescadores cuja relação com o mar é impactada pelo avanço da poluição. À medida que a mancha se espalha, a degradação ambiental passa a interferir não apenas na subsistência do casal, mas também na sociedade ao redor, levando os personagens a buscar uma rota de fuga.
Leia Mais
Embora a mancha ganhe forma física em cena, para Mayk ela representa um estado interno. “É um espetáculo realmente para refletir sobre o que é essa mancha. No texto, ela é uma forma literal de poluição, mas, no subtexto, imagino que essa mancha está no cotidiano real da gente. São os desafios sociais que a gente vive no dia a dia”, afirma o artista.
Pesquisador de visualidade da cena, Mayk concebeu o trabalho como uma performance dinâmica. A iluminação é construída a partir de objetos simples e acessíveis, como lanternas individuais, e a trilha sonora é um elemento central. Os artistas compuseram canções para o espetáculo, que inclui também músicas populares e se encerra com uma interpretação de Gal Costa.
Yoshitaka Amano
Além de “Mancha”, o CCBB Educativo oferece, neste mês de janeiro, oficinas e ateliês inspirados nas obras de Yoshitaka Amano, que estão em cartaz nas galerias do terceiro andar até 2 de março. A programação é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria, uma hora antes de cada atividade.
A apresentação “Aventura em cena”, inspirada no jogo “Final fantasy”, criado por Amano, é realizada aos sábados e domingos, às 11h15 e às 15h15. Nos mesmos dias, às 16h, o ateliê “Rosto da fantasia” propõe a criação de máscaras baseadas na arte do ilustrador japonês.
Bebês em foco
No caso dos pequenos, a atividade sensorial “Pequenas peças, grandes descobertas”, inspirada em “Tetris”, tem como público bebês de 0 a 3 anos. As sessões, aos sábados e domingos, se dividem em turmas para bebês de 1 ano, às 10h30, e para crianças de 2 e 3 anos, às 14h30.
Também no fim de semana, às 17h, o público é convidado a criar personagens de RPG na atividade “Reinos, personagens e guerreiros”, desenvolvendo identidades, histórias e atributos.
A programação literária inclui sessões de leitura às sextas, às 12h, 14h e 17h, e aos sábados e domingos, às 12h e 14h. Os livros deste mês são os interativos “Isto é um ratinho?” (1998) e “Isto é uma rã?” (2002), de Guido van Genechten, além de “O quadro” (2020), de Maria Isabel Sánchez Vegara, que traz uma obra de arte como protagonista.
Para o público adulto, o ateliê “Bordado livre” é realizado às sextas, às 17h, com o ensino de pontos básicos com linhas coloridas. Os materiais são fornecidos pelo CCBB e cada participante leva sua produção para casa.
Galáxias e planetas
Ainda no Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece as oficinas “O universo das galáxias”, nesta sexta (16/1), às 15h, com reflexões sobre a Via Láctea e atividades de desenho, e “Fábrica de planetas” no sábado (17/1), às 15h, propondo a criação de planetas autorais com o uso de tinta e bolas de isopor.
Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados na bilheteria, duas horas antes da oficina.
“MANCHA”
Neste sábado (17/1), às 18h, na Sala 3, no 2º andar do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes na bilheteria da casa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão da editora Silvana Arantes