Morto em agosto de 2024, Silvio Santos foi presença constante no evento de lançamento do SBT News, realizado nos estúdios do SBT, em Osasco (na Grande São Paulo). O apresentador e empresário, que completaria 95 anos na sexta-feira (12/12), não foi apenas lembrado nos discursos dos presentes; ele "surgiu" no palco e fez discurso.
Segundo o SBT, a figura do "patrão" foi manipulada com o uso de inteligência artificial (IA) e projetada em forma de holograma.
Leia Mais
"Quando eu comecei na televisão, ninguém imaginava que um dia a gente ia ter um canal só para a notícia, 24 horas por dia. Naquela época o povo dizia: 'Mas quem é que vai aguentar isso, Silvio?'. Pois é, o tempo passou, o mundo mudou e a forma de se comunicar também", disse o Silvio Santos holográfico.
"Hoje, a informação correta, profissional, é essencial para ajudar as pessoas a crescerem, a conviverem bem umas com as outras e deixar o país mais forte", prosseguiu. "E é por isso que nasce o SBT News, para informar com verdade, com responsabilidade e, acima de tudo, com respeito ao público."
A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, também compareceram. Todos falaram por alguns minutos.
Lula elogia Silvio
Lula lembrou quando Silvio Santos o procurou, durante seu segundo mandato, para falar sobre a situação do banco Panamericano, que fazia parte de seu grupo empresarial e quase faliu em 2010.
Presidente Lula cumprimenta Iris Abravanel, viúva de Silvio Santos, na cerimônia de lançamento do canal SBT News, em São Paulo
Segundo o presidente, sua admiração pelo apresentador aumentou por causa da forma transparente como ele tratava o assunto, comentando sobre os problemas financeiros até em seus programas de TV.
"Ele não tinha vergonha de dizer para o povo o que tinha acontecido com ele, numa demonstração de que a verdade vai vencer. Pode demorar, mas ela vai vencer", comentou. "Se vocês cumprirem com o compromisso do Silvio Santos (com a verdade), vocês estarão fazendo o melhor jornalismo que esse país vai ter."
O SBT News vai entrar no ar na segunda-feira (15/12), a partir das 18h30. Estará disponível nas operadoras Claro (canal 586), Vivo (canal 576), Sky (canal 576) e Oi (canal 175). Também poderá ser assistido no YouTube e no SBT+, plataforma de streaming do grupo, além de estar disponível via canal Fast para quem tem televisores Samsung, LG e AOC ou usa o sistema Roku.
Programação ao vivo começa às 6h
Detalhes sobre a grade do canal foram anunciados pela primeira vez. Durante a semana, a programação ao vivo começará às 6h, com o "News primeira edição", que será apresentado por Luara Castilho. Na sequência, às 8h30, Lívia Zanolini e Lucio Sturm comandam o "News manhã".
Às 11h, o telejornal "Radar news" terá Roberta Russo como âncora. Às 13h30, é a vez de Amanda Klein estar à frente do "Central de notícias". O jornalismo político será o foco do "Poder expresso", que Raquel Landim conduz a partir das 16h.
No começo da noite, às 18h30, Celso Freitas e Marina Demori apresentam o "Jornal do SBT News", que será seguido pelo "News noites", às 20h30, sob o comando de Leandro Magalhães.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Time de analistas
Entre os analistas que farão comentários ao longo da programação estão Basília Rodrigues (ex-CNN Brasil) e Sidney Rezende (ex-GloboNews). A lista inclui Cézar Feitoza, Eduardo Gaia, Ranier Bragon e Guilherme Seto.
Aos finais de semana, a ideia é que a grade tenha mais espaço para outros temas, com programas sobre saúde, agronegócios, economia e relações internacionais. A médica Ludmila Hajjar, o ex-ministro Chico Graziano, o economista Sergio Vale, o ex-diretor do Banco Central Luiz Fernando Figueiredo, o diplomata Roberto Abdenor e a jornalista Renata Varandas terão programas.
Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações no governo Bolsonaro e responsável pela implantação do SBT News, a ideia do novo canal era um desejo antigo do sogro e seguirá seu estilo "isento". Faria é marido de Patricia Abravanel, uma das filhas de Silvio Santos.
"O SBT não tem partido. O SBT não tem lado. Eu acho que a presença de todos vocês aqui hoje, de todas as autoridades presentes, mostra muito o que é o SBT", avaliou. "E o lado do SBT News vai ser o lado do SBT, que é o do Brasil", afirmou.
