Literatura

Escritor Itamar Vieira Jr é o convidado do Sempre o Papo de hoje

No auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, ele fala sobre o livro "Coração sem medo", que lança nesta terça-feira (28) em Belo Horizonte

Publicidade
Carregando...

Itamar Vieira Junior está sempre atento às redes sociais. Toda vez que algum leitor o marca em fotos ou vídeos curtos, ele compartilha. “Acho que é uma maneira sutil de devolver o carinho deles. Afinal, o que seria dos escritores sem os leitores...”, comenta o baiano.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover


Foi algo que aprendeu com Jorge Amado. “Lendo a biografia dele, descobri que todas as cartas recebidas dos fãs eram respondidas. Era uma forma de demonstrar carinho”, afirma.


Nos últimos dias, a maior parte das publicações compartilhadas foram de exemplares de “Coração sem medo”, livro que saiu recentemente pela Todavia e será lançado em Belo Horizonte nesta terça-feira (28/10), durante o Sempre um Papo – TCE Cultural, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.


A obra encerra a Trilogia da Terra”, iniciada com “Torto arado” (2019) e seguida por “Salvar o fogo” (2023). Neste terceiro volume, a história avança algumas gerações na linhagem de Donana – avó das irmãs Bibiana e Belonisia, protagonistas de “Torto arado”. A trama se concentra na bisneta dela, Rita Preta.


A vida da moça é marcada por tragédias. Na infância, quase se afogou enquanto nadava no rio e levou a culpa pela morte dos irmãos. Começou a trabalhar ainda na adolescência como empregada doméstica. E, já na fase adulta, tem que lidar com o desaparecimento do filho na favela onde mora.


Ainda que o escritor não tenha muita experiência com a vida nas comunidades das grandes cidades como tem com a vida no campo, pois trabalhou como analista em reforma e desenvolvimento agrário no Incra por quase 20 anos, não é o ambiente da história o ponto principal, e sim a experiência humana. “É onde a literatura se debruça”, diz Itamar.

Brasil saúda os 90 anos de Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica


SENTIMENTOS

“A literatura se difere de qualquer outro texto narrativo pela capacidade de mostrar e manipular nossas subjetividades. O ser humano é feito de muitas coisas – de certa dose de medo, coragem, alegria e também de dor. Então, quando a gente escreve, todos esses sentimentos nos atravessam, e é a partir do contato com esses sentimentos que somos capazes de entender do que se constitui nossa humanidade”, acrescenta.


Vencedor dos prêmios Jabuti, Oceanos, LeYa e Montluc Rèsistance et Liberté, Itamar é hoje um dos poucos escritores brasileiros que desfrutam o privilégio de viver unicamente de literatura, sendo quase pop star no segmento. A fama, no entanto, não o incomoda. Tampouco o intimida o risco de o culto à pessoa se tornar maior do que a própria obra.

Leia entrevista de autores da série 'O monstro de Florença, nº1 da Netflix


“Existem muitos autores que se tornaram populares e isso não ofuscou a literatura deles”, afirma o escritor, citando Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado.


Concluída a Trilogia da Terra, Itamar não descarta voltar aos contos e histórias curtas, que chegou a publicar em “Dias” (2012) e “Doramar ou a Odisseia” (2021).


“Nunca deixei de escrevê-los. Tenho um número bom guardado, mas ainda sem previsão de lançamento, porque não gosto de fazer muitos planos para o futuro. Gosto de focar naquilo a que estou dedicado no momento”, destaca.


SEMPRE UM PAPO – TCE CULTURAL
Com Itamar Vieira Junior. Nesta terça-feira (28/10), às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Av. Raja Gabáglia, 1.315, Luxemburgo). Entrada franca, por ordem de chegada.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay