
David Lynch: confira cinco filmes essenciais do diretor norte-americano
Entre o sonho e a realidade, longas-metragens do cineasta morto nesta quinta-feira (16/1), aos 78 anos, exploram temas como moralidade, obsessão e identidade
Mais lidas
compartilhe
Siga no"Eraserhead" (1977)
Primeiro longa-metragem de Lynch, levou muitos anos para ser feito. Na história rodada em preto e branco e não com um pé, mas os dois no surrealismo, Henry Spencer (Jack Nance), carrega um bebê desfigurado e alienígena que não para de chorar. O longa, cujo culto só aumentou no decorrer dos anos, trata de industrialização, isolamento e ansiedade sexual.
"O homem elefante" (1980)
História baseada na vida de Joseph Merrick, um homem cheio de deformações que viveu na Londres do século 19, é na verdade a narrativa sobre uma criança solitária e desajustada crescendo em um mundo indiferente a ela.
O elenco traz John Hurt no papel-título e Anthony Hopkins em início de carreira. Muito marcante, a maquiagem de John Hurt não recebeu nenhum prêmio (o filme teve oito indicações ao Oscar).
Depois de protestos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se viu obrigada a criar a categoria de Melhor Maquiagem para a premiação do Oscar de 1981.
-
07/08/2024 - 10:53 Diretor David Lynch revela ter enfisema mas nega aposentadoria -
28/10/2024 - 04:00 Baixa autoestima desafia a premiada atriz Laura Dern, musa de David Lynch -
16/11/2024 - 14:32 Fumante desde os 8 anos, David Lynch precisa de oxigênio para se locomover
"Veludo Azul" (1986)
Depois do fracasso de "Duna" (1984), Lynch realizou aquela que se tornou uma de suas produções mais cultuadas, que enfatiza a obsessão americana por sexo e violência. Kyle MacLachlan, um dos atores favoritos do cineasta, é o estudante universitário Jeffrey Beaumont, que descobre uma orelha decepada perto de sua casa. Sua investigação o leva à cantora Dorothy Vallens (Isabella Rossellini), e ele logo é arrastado para o submundo, em paralelo ao romance casto com a vizinha interpretada por Laura Derm.
"Coração selvagem" (1990)
Nicolas Cage (Sailor Ripley) e Laura Dern (Lula Pace) em uma história de amor com temas pesados, como abuso sexual e morte. Mesmo assim, este road movie de um casal em fuga tem muito humor. Marietta Fortune (Diane Ladd), mãe de Lula, contrata assassinos para matar Sailor. Ladd e Dern, vale dizer, são mãe e filha. Ainda que Cage hoje não faça nada muito relevante no cinema, ele tem grandes momentos no passado. Aqui, sua imitação de Elvis Presley é impagável.
"Cidade dos sonhos" (2001)
Ambientado em Hollywood, o filme mostra Betty (Naomi Watts), que conhece Rita (Laura Harring) depois que ela descobre que esta sofre de amnésia. A dupla tenta descobrir a verdadeira identidade de Rita, o que leva a uma série de eventos indecifráveis, em que os atores desempenham papéis duplos. O filme se transforma em um retrato mais amplo de Hollywood, tanto de suas estrelas quanto de seu submundo.