CINEMA

Mineiro Matheus Abreu estrela cinebiografia do bailarino Thiago Soares

Filme "Em lobo entre os cisnes", que estreou no Cine Ceará, mostra a saga do dançarino de break carioca para se tornar astro do Royal Ballet em Londres

Publicidade

De Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, até uma das maiores companhias de balé clássico do mundo, em Londres. A trajetória percorrida pelo bailarino Thiago Soares é contada no filme “Um lobo entre os cisnes”, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki. No papel principal está o ator Matheus Abreu, de 27 anos, mineiro de Ouro Branco.

O carioca Thiago Soares chegou ao universo da dança por meio hip-hop e da breakdance. Aos 15 anos, passou a se dedicar ao balé clássico. O garoto rapidamente se destacou por seu talento – aos 17, já fazia parte do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Thiago não parou por aí. Em 2001, ganhou a medalha de ouro do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi. Logo em seguida, já era o segundo estrangeiro a integrar o Ballet Kirov, orgulho da Rússia, em seus 100 anos de história.


A maior conquista veio em 2002. Aos 23 anos, Thiago Soares se tornou o bailarino principal do Royal Ballet de Londres.

Estreia em Fortaleza

O filme “Um lobo entre os cisnes” estreou no 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em Fortaleza, no último domingo (10/11), com a presença de Thiago Soares e de seu intérprete Matheus.

Além de Matheus Abreu, fazem parte do elenco Giullia Serradas, Maria Paula Marini e o ator argentino Darío Grandinetti, conhecido, entre outros trabalhos, por sua atuação como Marco em “Fale com ela” (2002), filme do espanhol Pedro Almodóvar.

Grandinetti interpreta o cubano Dino Carrera, mentor de Thiago e responsável por aprimorar o talento do jovem brasileiro. A relação mestre-aprendiz foi conturbada. Enquanto Grandinetti se empenha em tornar Thiago o grande bailarino que ele está destinado a ser, o rapaz resiste às lições, pois não está disposto a abrir mão dos prazeres da vida em favor da disciplina.

“Thiago tinha um gênio muito forte. Dino o comparava a um cavalo selvagem”, conta Matheus Abreu. “É interessante como o Thiago descobre a potência do próprio corpo. Ele, que antes via o ritmo breakdance como tudo, entende que o balé (clássico) também é uma excelente forma de expressão”, revela o ator.



Matheus Abreu, que iniciou sua trajetória artística aos 9 anos, foi aluno do curso de teatro do Grupo Galpão, em Belo Horizonte. Em 2014, estreou no cinema em “O segredo dos diamantes”, filme do diretor mineiro Helvécio Ratton. Depois, fez o elogiado longa “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro.

Na TV, Abreu debutou na minissérie “Dois irmãos”, em 2017. No mesmo ano, interpretou o personagem Tato de “Malhação: Viva a diferença”.


O mineiro conta que não foi fácil interpretar um bailarino profissional. A complexidade de movimentos do balé e da breakdance exigiu dele preparação física extensa. Aulas diárias vieram ampliar sua consciência sobre o próprio corpo.

“Tive a sorte de ter tempo suficiente para me preparar para o papel. Minha rotina mudou completamente. Fiz aulas de pilates voltadas especificamente para bailarinos, elas me ajudaram a alcançar a flexibilidade que o balé exige. Depois disso, eu só almoçava e fazia cerca de três horas de aulas particulares de balé. Também gostava de aulas em grupo. Para mim, era importante observar a convivência entre os bailarinos”, conta Abreu.

Os esforços do ator não passaram despercebidos. Depois da exibição do filme em Fortaleza, Thiago Soares elogiou o desempenho de seu intérprete.


“Matheus, como artista, fez um trabalho incrível. Ele mergulhou com muita humildade no meu universo. O modo como dançou e percorreu o caminho doloroso do balé clássico é de se aplaudir de pé. Me tornei um grande admirador de seu trabalho na atuação”, afirma Soares.


Vida nova

O mineiro não esconde a admiração pela trajetória de seu personagem. “É uma alegria, depois de tanto trabalho e tanto tempo, ver este projeto chegar aos olhos do público. A arte é capaz de apresentar uma vida nova para o Thiago, algo que o filme se empenha em tratar. Também é muito emocionante acompanhar a relação estabelecida entre ele e Dino”, diz Matheus Abreu, referindo-se ao colega argentino Darío Grandinetti, que também participou do lançamento do filme em Fortaleza.


Produzido pela TvZero e coproduzido pela Globo Filmes, “Um lobo entre os cisnes” tem previsão de estreia no circuito comercial no primeiro semestre de 2025.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

Tópicos relacionados:

filme royal-ballet thiago-soares

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay