Cinema é atividade preferida de 18% dos entrevistados da pesquisa Fundação Itaú/Datafolha
 -  (crédito: Jackson Romanelli/Universo/Divulgação)

Cinema é atividade preferida de 18% dos entrevistados da pesquisa Fundação Itaú/Datafolha

crédito: Jackson Romanelli/Universo/Divulgação

Atividades culturais melhoram o relacionamento em casa, no trabalho e diminuem a sensação de solidão e tristeza. É o que mostra a quarta edição de pesquisa realizada pela Fundação Itaú e Datafolha. 

A cultura é apontada por 54% dos entrevistados como a atividade que mais proporciona bem-estar, seguida por outras opções de lazer (parques, igrejas, praia, passeios) e de atividades físicas e esportivas, ambas com 19%. O contingente de 3% mencionou séries e novelas e 9% não souberam responder. 

De acordo com a pesquisa, 61% consideram que programas culturais reduzem o estresse, 58% dizem que frequentá-los melhorou o relacionamento em casa e 61% apontaram que estas atividades diminuem a sensação de tristeza. 

O cinema é a atividade preferida de 18% dos entrevistados, seguido por shows e festivais musicais (15%) e teatro (12%). Ouvir música e dançar têm 9% das menções; ir a museus somou 4%. A leitura foi apontada por 3% dos entrevistados como atividade que proporciona bem-estar. 


Saúde mental 

De acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados declararam ter passado por algum problema de saúde mental nos últimos 12 meses – desse total, 63% procuraram algum tipo de tratamento. 

As mulheres (53%) foram mais afetadas por problemas de saúde metal e emocional em relação aos homens (30%). A incidência foi maior entre pessoas das classes D e E (51%), comparadas às classes A e B (33%). 

O levantamento ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, por meio de entrevistas presenciais e telefônicas, entre 1º e 28 de setembro de 2023. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Cada ponto percentual representa 1,4 milhão de indivíduos. 

De acordo com a pesquisa, os brasileiros fizeram mais atividades culturais em 2023 em relação a 2022: 96% dos entrevistados participaram de alguma ação desse tipo, on-line ou presencial. 

Nas classes A e B, todos os entrevistados realizaram atividade cultural nos últimos 12 meses. Enquanto na classe C o patamar é semelhante (98%), o número cai para 88% nas classes D e E. 

O consumo de cultura no Brasil ocorre principalmente por meio das plataformas de streaming: 82% dos entrevistados ouviram músicas on-line no ano passado, contra 80% em 2022. Além disso, 74% consumiram séries e filmes pelas plataformas, contra 70% em 2022. 

A retomada das atividades presenciais também chamou a atenção: 45% dos entrevistados frequentaram apresentações de música, dança ou teatro, contra 18% em 2022. 

Enquanto o consumo de podcasts aumentou de 42%, em 2022, para 48%, em 2023, reduziu-se drasticamente o acesso a cursos on-line. Em 2021, 41% das pessoas acessaram algum curso. Em 2022, 28%. Em 2023, apenas 14% consumiram esses conteúdos. (Com Folhapress)