Helvécio Carlos
Helvécio Carlos
Com 30 anos dedicados ao jornalismo, com passagens por emissoras de rádio e assessoria de imprensa, é desde 2001 titular da coluna Hit, do jornal Estado de Minas. Entre 2011 e 2017 foi editor da revista Hit, publicação de lifestyle.
COLUNA HIT

Peça 'Os saltimbancos' retorna ao teatro 15 anos depois da estreia

Com direção de Carlos Gradim, musical reúne 16 atores e nove músicos. Mimulus apresenta novo trabalho, 'Chão'. Ambos são atrações da Campanha de Popularização

Publicidade

Mais lidas

Boas-novas para este janeiro. Participantes da Campanha de Popularização, dois grupos mineiros, Odeon Companhia Teatral e Mimulus Companhia de Dança, apresentarão espetáculos que prometem emocionar o público. “Os saltimbancos” tem direção de Carlos Gradim, o mesmo que assinou o trabalho há 15 anos. O elenco reúne Rose Brant, Regina Souza e Marcelo Veronez, que participaram da primeira montagem, em 2011, além de Diego Roberto.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Adaptação de Chico Buarque do texto de Sérgio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, a peça da Odeon revisita coreografias, figurinos e ambientação, levando para o palco o debate sobre desigualdade, violência simbólica, opressão e etarismo. A versão do clássico nacional com direção de um mineiro está entre as maiores produções do estado, com 16 atores, nove músicos e orquestra.


• SONHO DE ARTISTA


A história dos saltimbancos há anos conquista adultos e crianças. Jumento, cachorro, galinha e gata, cansados de sofrer maus-tratos dos patrões, seguem para a cidade em busca do sonho de se tornarem artistas. Coro e família dos animais estarão a cargo de Airon Gischewski, Ana Hamzi, Andréa Rodrigues, Bernardo Rocha, Célio Souza, Gabriela Dominguez, Gil Guedes, Jéssica Pierina, Nina Moll, Nicolie Zalin, Ricardo Ikier e Thay Lenck. Completam o elenco os músicos Adélia Cristina, Antonio Loureiro, Arthur Figueiredo, João Machala, Lucas Telles, Paulo Sartori, Robson Fonseca e Thamiris Cunha. A Odeon Companhia Teatral foi criada em 1998 por Carlos Gradim e Yara de Novaes.

Bailarinos da companhia Mimulus estão em pé, contra a luz. Um deles leva nos ombros bailarina de cabeça para baixo com o tornozelo erguido para o teto
'Chão', novo espetáculo da companhia Mimulus, será apresentado em 24 de janeiro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes Daniel Vidal/divulgação


• NOVIDADE


A coluna sempre foi fã do trabalho de Jomar Mesquita com a Mimulus. O próximo espetáculo da companhia é um bom sinal sobre a dança criada em Minas Gerais. “Chão”, primeira nova coreografia do grupo desde “Flores de coragem” (2023), propõe uma reflexão sobre trajetos, escolhas e transformações. Com direção de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, a montagem reúne os dançarinos Alec Santino, Alexandre Tadra, Andrea Pinheiro, Fabiana Dias, Getúlio Ramalho, Guilherme Serpa, Juliana Macedo, Lívia Lages e Rodrigo de Castro.

• PELO MUNDO


A companhia foi criada por Jomar Mesquita a partir do grupo formado por alunos da Mimulus Escola de Dança. O propósito era experimentar novas possibilidades coreográficas além dos padrões tradicionais da dança de salão. Ao longo de 34 anos, a companhia se consolidou e, a partir de 2000, está vinculada à Associação Cultural Mimulus. Turnês já passaram por 80 cidades brasileiras em todos os estados. O grupo também se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Finlândia, Portugal, Itália, Argentina, Venezuela e Chile. A Mimulus foi aplaudida no Jacob’s Pillow Dance Festival (EUA), Madrid en Danza (Espanha), Biennale de la Danse de Lyon, festivais de Avignon e Cannes (França).

• POPULARIZAÇÃO


“Os saltimbancos” ficará em cartaz de 15 a 19 de janeiro, na quinta, sexta e segunda, às 19h; no sábado, às 11h e às 17h30; e no domingo, às 17h30. “Chão” terá sua única apresentação em 24 de janeiro, às 21h. Os espetáculos serão atrações do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, na programação da Campanha de Popularização Teatro e Dança, que começa na próxima quinta-feira (8/1) e segue até fevereiro.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

danca mimulus saltimbancos teatro

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay