História de PC Farias, ex tesoureiro de Collor, será contada no documentário

História de PC Farias, ex tesoureiro de Collor, será contada no documentário "Morcego negro"

crédito: Folha Imagem/Folhapress – 2/9/1992

 

A história de PC Farias, uma das figuras envolvidas diretamente no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, ganha as telas e tem sua estreia nacional, sábado (23/3), no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. O documentário "Morcego negro" é baseado em "Morcegos negros", de Lucas Figueiredo. O livro foi lançado em 2000 e ficou dois meses na lista dos mais vendidos. O filme, que recebeu a menção honrosa do festival É Tudo Verdade de 2023, conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC, como era mais conhecido o ex tesoureiro de Collor, apresenta farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira. Após a sessão, bate-papo com os diretores do documentário, Chaim Litewski e Cleisson Vidal, e Lucas Figueiredo. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla.


• “RÖKFLÖTE TOUR”
Ian Anderson e a banda Jethro Tull fazem única apresentação em 9 de abril, no Arena Hall. “Rökflöte” é o 23º trabalho de inéditas do grupo e é inspirado nos personagens e papéis de alguns dos principais deuses do antigo paganismo nórdico. Ian estará acompanhado pelos músicos David Goodier (baixo), John O'Hara (teclados), Joe Parrish (guitarra) e Scott Hammond (bateria).

 


• EM AUSTIN
Depois de ser considerada a bebida do carnaval de BH, a Lambe Lambe foi parar no SXSW – South by Southwest, em Austin, no Texas (EUA), maior evento de inovação do mundo. O feito foi realizado pelas mãos do artista periférico e empreendedor social Kdu dos Anjos, que participou do painel "What is the future of cities in the new climate context?", onde falou sobre o projeto de sua residência, que ganhou destaque nacional e internacional ao vencer o prêmio Casa do Ano pelo site ArchDaily, com o projeto A Casa no Pomar do Cafezal.


• LÁ DA FAVELINHA
Kdu dos Anjos viajou com apoio da ArcelorMittal, por meio do Açolab, laboratório de inovação aberta da produtora de aço, e da Fundação ArcelorMittal, núcleo de investimento e transformação social da companhia. MC da cultura hip hop e do funk, Kdu também é produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte-educador e fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha. A iniciativa social – conduzida por ele – promove a educação, a cultura e o desenvolvimento humano dos moradores do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal.


• FIADO
Em tempos de Pix, mais de 400 estabelecimentos aceitaram o fiado como método de pagamento em 2023, transacionando mais de R$ 4,3 milhões, segundo levantamento exclusivo feito pela Web Automação com 7 mil empresas no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, Minas Gerais figura como o segundo estado em que mais se utiliza esse modelo, atrás de São Paulo. Já os tipos de comércio que mais aceitam esse pagamento são restaurantes, lanchonetes e bares. Da mesma forma que o cinema de rua continua sendo a preferência de algumas pessoas na hora de assistir a um filme, mesmo com tantas possibilidades de streaming na palma da mão, muita gente ainda prefere comprar no fiado. De acordo com Araquen Pagotto, CEO da Web Automação, alguns comerciantes mantêm essa forma de pagamento para atender compradores resistentes a novas tecnologias. No entanto, há outros que utilizam esse método como forma de fidelizar os clientes com os quais a relação de confiança já é sólida.