Ralph Gilles e Peter Fassbender estarão reunidos quinta-feira, na Casa Fiat
 -  (crédito: Leo Lara/Divulgação)

Ralph Gilles e Peter Fassbender estarão reunidos quinta-feira, na Casa Fiat

crédito: Leo Lara/Divulgação

Promete o encontro entre o vice-presidente de Design da Stellantis South America, Peter Fassbender, e o diretor de Design da Stellantis, Ralph Gilles, quinta-feira (7/3), às 19h, na Casa Fiat de Cultura. Ralph é um dos grandes nomes do design automotivo, está na série “Abstract”, exibida na Netflix, e mostra como o trabalho de designers influenciam a sociedade. No bate-papo, ele abordará a necessidade de equilibrar soluções técnicas universais com adaptações às diversas perspectivas culturais. A partir desse ponto de vista, os profissionais têm o desafio de criar produtos que são verdadeiras expressões da personalidade humana, aliando estética e a funcionalidade. O evento é gratuito, com inscrição no Sympla e terá tradução simultânea. Peter Fassbender está no Brasil há 22 anos, na Fiat Auto.

 

SÁBADOS FEMINISTAS

Com a palestra “As mulheres na ópera: por um olhar feminino”, a diretora cênica Julianna Santos abre, sábado (9/3), o ciclo de debates "Sábados feministas", projeto do movimento Quem Ama Não Mata. Na programação, recital com as cantoras líricas Tereza Cançado, Daiane Melo e Lilian Assumpção, acompanhadas do pianista Fred Natalino interpretando trechos de árias. A palestra, às 9h30, na Academia Mineira de Letras, faz parte das comemorações do mês de março da mulher.

 

 

 ARTESANATO ON-LINE

A próxima edição da Feira Nacional do Artesanato, realizada há 34 anos e considerada uma das maiores do segmento na América Latina, é em dezembro, mas até lá o consumidor poderá conferir a variedade e a beleza do artesanato nacional através da plataforma digital desenvolvida pelos produtores do evento. No endereço eletrônico www.eravirtual.org/feira2023, é possível fazer uma visita guiada por estado, segmento, matéria-prima, por produto ou mesmo por área específica. O cliente pode ainda fazer um catálogo personalizado selecionando os artesãos preferidos. Com uma semana de lançamento, a plataforma já teve quase 13 mil views e visitação de internautas dos Estados Unidos, Indonésia, Portugal, Chile, República Dominicana, Equador, França, Alemanha e Inglaterra. A meta é atingir pelo menos 500 mil views até dezembro deste ano.


NO CIRCUITO

A 1ª Mostra de Cinema de Curvelo SerTão Gente!, que será realizada em 6 e 7 de abril, marca a estreia do município no circuito mineiro de mostras e festivais, e está recebendo inscrições de curtas com até 20 minutos de duração. Os interessados têm até 18 de março para enviar produções nos gêneros experimental, documental, ficção ou animação pelo perfil do instagram @mostradecinemasertaogente. Além dos filmes, o público poderá participar de minicurso e oficina. A programação será gratuita e realizada na Praça Central do Brasil, conhecida como Praça da Estação.


BALANÇO

Depois de dois anos de sua reabertura, em formato de concessão, o Minascentro tem o que comemorar. Comparados a 2022, o espaço redobrou os números: foram 189 eventos, em que 477 mil pessoas passaram pela casa entre eventos culturais, feiras, formaturas, congressos e encontros corporativos. Se depender da movimentação do primeiro semestre deste ano, a agenda será animada e prestigiada. Alceu Valença é uma das atrações confirmadas. O Arena Hall também tem o que festejar. Após sua reabertura, em março de 2023, foram realizados 50 eventos (uma média de cinco grandes espetáculos por mês), com público no ano de 130 mil pessoas.