Em formato circular, o mercado tem 400 lojas e corredores que parecem infinitos e revelam o melhor da cultura e da gastronomia mineira -  (crédito: Acervo pessoal)

Em formato circular, o mercado tem 400 lojas e corredores que parecem infinitos e revelam o melhor da cultura e da gastronomia mineira

crédito: Acervo pessoal

Passear pelo Mercado Central é sempre uma aventura. O programa é delicioso tanto para quem mora em BH quanto para turistas, afinal, sempre existe algo a ser descoberto por lá.

Em formato circular, o mercado tem corredores que parecem infinitos e que revelam o melhor da cultura e da gastronomia mineira. Ao todo são 400 lojas e penso que o melhor a se fazer é caminhar sem destino definido, entrar onde sentir vontade de entrar, e ir descobrindo aos poucos os encantos do lugar.

Mas algumas pessoas preferem ter um rumo certo e gostam de saber exatamente aonde estão indo e o que vão encontrar. Pensando nisso, e considerando um pedido que recebo frequentemente, resolvi listar aqui as lojas que considero imperdíveis em um passeio por lá.

Roça Capital (A-1 – 268)

Eu chego no mercado e vou direto para lá. A loja é um empório que reúne os melhores queijos, cafés, doces, geleias e produtos mineiros. A seleção é de primeira e eu nunca errei em nenhuma compra que fiz com eles.

Além disso, é possível degustar alguns queijos antes de escolher. Os vendedores são muito atenciosos, explicam tudo e te ajudam a comprar algo que seja a sua cara!

Du Pain (E-9 – 288)

Quando penso em padaria e em pão de fermentação artesanal, é a Du Pain que passa pela minha cabeça. Tudo lá é maravilhoso, especialmente o Croissant de Chocolate.

Se estiver com fome, comece o passeio por lá. Se não estiver, deixe para passar no final e leve os pães para casa. Você não vai se arrepender!

Dona Zelinha (J-19 – 86/88)

Outra opção para comprar queijos e doces no mercado é a loja da Dona Zelinha, que hoje ocupa três boxes e tem na placa o nome de Laticínios Irmãos Costa.

Eles estão por lá há 48 anos, atendem muito bem, e não deixam você ir embora sem um bom pedaço de queijo com doce de leite.

Frutas Procópio

É regra: se você for ao Mercado, você tem que comer uma fatia de abacaxi. De preferência, bem gelada. E na Loja do Mala você vai encontrar essa e muitas outras frutas, todas muito doces e saborosas, do jeito que tem que ser.

A loja está lá há mais de 62 anos e é uma parada essencial para turistas e belorizontinos.

Rei da Feijoada (C-5 – 263)

Acredite: nessa loja você encontrar ótimas carnes. E ela tem um grande diferencial – carnes exclusivas para feijoada. Tem gente que só compra lá, porque a seleção é realmente de primeira.

E além de darem um atendimento exclusivo aos clientes que passam por lá, eles também fornecem para grandes restaurantes da cidade.

Rei do Torresmo (I-17 – 166)

Não tem nada mais mineiro que um torresmo frito bem crocante e gostoso, concorda? Então dê uma paradinha no Rei Torresmo porque lá eles são especialistas no assunto e não vão deixar de te oferecer uma cerveja gelada como acompanhamento essencial para petiscar.

Tem torresmo à pururuca, torresmo de barriga e por aí vai. Se você quiser, é possível combinar com jiló, mandioca e até linguiça.

Limonada (A-1 – 45)

No calor que faz no mercado, nada melhor que uma limonada bem gelada. E a Limonada, loja especializada no assunto, é uma ótima parada.

Além de tomar o suco e dar uma refrescada, você estará visitando a loja mais antiga do Mercado. Dá para acreditar?

Bar da Lora (L-2/F-11 – 115)

Tradicional e delicioso, é lá que você vai experimentar o tradicional Fígado com Jiló e tomar uma cerveja gelada com os amigos. E não tem hora, ok? Pode ser no happy hour, mas nada impede que seja no almoço.

Ah, nos finais de semana é uma ótima pedida, mas vá com o coração aberto, porque você provavelmente vai comer em pé e vai dividir o espaço com muita, muita gente.

Mas acredite: essa é a graça do lugar e isso é a cara de Minas, porque mineiro de verdade valoriza um boteco cheio e um papo com algum desconhecido que compartilha o amor por uma cerveja gelada.

Casa Cheia (T-18/S-16 – 915/167)


Eu nunca fui lá e almocei sem fila. Nunca, nem em uma segunda-feira. Mas confesso que eu amo mesmo assim, porque a comida é muito gostosa e super mineira.

Eu sempre me perco no cardápio e quando peço fico feliz em olhar para aquele prato de duas pessoas, que com certeza serve três. Se quiser sugestão, vá no Mexidoido Safado ou no Mineirinho Valente. Fartura e sabor, do jeito que a gente adora.

Dona Diva (C-5 – 163)

Quer um lanche rápido, com um café gostoso, um pão de queijo quentinho e um bolo de cenoura com calda de chocolate? Então é no Dona Diva que você tem que parar.

Rei do Berrante (K-21 – 187A)

Nessa loja tem artesanato de todos os tipos que você imaginar. Sabe mineirices à perder de vista, para você decorar sua casa com muito afeto? É bem isso…

Tem namoradeiras, xícaras de café, panelas de pedra, flores, cestos e muito mais. O tipo de loja que você entra e se perde lá dentro. Uma delícia!

Artesanato Brugnara e Duarte (K-21 / 913 e 163)

Esse é o lugar certo para você comprar artesanatos em palha e em madeira. A loja já tem 48 anos e reúne produtos de artesãos do Brasil inteiro. Tem muita coisa por lá e é possível passar uma tarde inteira só apreciando.

Ronaldo Licores e Cachaças (I17 – 141)

Aqui você vai encontrar muitos rótulos de cachaças mineiras. Tem as mais famosas, as mais raras, as com nomes divertidos, as com nomes requintados e por aí vai.

O tipo de loja que dispensa comentários, porque só quem ama essa bebida entende o paraíso que é!

Cervejaria Dunn (P-10/D-7 – 231)

A loja é ótima para fãs de cerveja. Tem várias opções e tem uma cerveja exclusiva do Mercado Central. Ótima ideia para presente, né?

Empório Árabe D’Hanna (T18 – 33B)

Que tal uma comida árabe de primeira qualidade? Lá tem pratos prontos e congelados para você levar para casa e se deliciar.

Além disso, é possível comer na hora um kibe gostoso e uma esfirra bem quentinha, tudo isso enquanto eles te apresentam todas as delícias que estão nas prateleiras.

Você acha que tem muita coisa nessa lista? Pode acreditar que não! O mercado tem mais de 400 lojas e conta com muitos segmentos diferentes: turismo, discos, artigos religiosos, embalagens, pet shop, suplementos alimentares, utilidades domésticas e por aí vai…

No site oficial tem um mapa com todas as lojas e você pode pesquisar por nome e até por segmento 

Ah, e se você quiser conhecer a fundo a história do lugar, que inaugurou no ano de 1929 e hoje é considerado o terceiro melhor mercado do mundo, você pode agendar uma visita guiada por lá.

Eu sempre falo isso por aqui, porque eu fiz e foi muito legal. É totalmente gratuito e você consegue marcarpelo telefone (31) 3277-4691 ou pelo e-mail informacoes@mercadocentral.com.br.

Bom passeio!


Para saber mais sobre gastronomia, cultura, turismo e serviços em Minas
Gerais, me acompanhe no @coisasdemineiro. Também estou diariamente no
@isabelalapa.